Dom Leonardo Steiner e Dom Paulo Cezar, os dois bispos que serão criados cardeais hoje, falaram sobre a perspectiva do Consistório e da Reforma Cúria Romana
Da Redação,
Com colaboração de Danúbia Gleisser
Neste sábado, 27, o Papa Francisco realiza o oitavo Consistório de seu pontificado. Desta feita, o Sucessor de Pedro criará novos cardeais de cinco continentes — dos quais dois serão brasileiros, Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, e Dom Paulo Cezar, atual arcebispo de Brasília.
Em uma coletiva de imprensa levada a cabo em Roma nesta manhã, os dois prelados falaram sobre a expectativa deste vindouro Consistório, bem como dos desdobramentos do evento, com o encontro de reflexão e aprofundamento da Praedicate Evangelium, a Constituição Apostólica que reforma o Cúria.
“Espero dar minha contribuição na Reforma da Cúria, nesta nova constituição que o Papa Francisco propôs. Refletiremos sobre esta reforma e para que ela continue sendo executada”, disse Dom Paulo Cezar.
Questionado sobre o que espera deste Consistório, Dom Paulo foi sucinto: sente gratidão por fazer parte deste importante momento da Igreja Católica. “É uma mistura de sentimentos, mas de profunda gratidão a Deus, Aquele que tem me dado a graça de cada momento, a graça de doar a minha vida”, ponderou.
“Que este sonho de uma Igreja cada vez mais sinodal se torne realidade”, emendou Dom Leonardo Steiner. “É encantador chegar aqui [em Roma] com os bispos e padres muito presentes neste diálogo que flui naturalmente entre bispos”.
O Consistório será exibido pela TV Canção Nova, no horário de Brasília, às 17h30.