Formação

Em 2023, Celam vai promover o III Congresso de Doutrina Social da Igreja

Evento está previsto para acontecer de 21 a 23 de abril, na Colômbia

Da redação, com Celam

O Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) se prepara para realizar o III Congresso Latino-Americano de Doutrina Social da Igreja. O evento acontecerá de 21 a 23 de abril de 2023, e é parte da agenda do Centro Pastoral de Gestão do Conhecimento.

O congresso, que será realizado na sede do Celam em Bogotá (Colômbia), foi tema de uma mensagem de vídeo do presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos. O bispo recordou que a proximidade do Natal e o recente aniversário das aparições da Virgem a São Juan Diego, 491 anos atrás, tornaram-se uma ocasião propícia para convocar a celebração deste congresso.

Dignidade humana

Em primeiro lugar, Dom Cabrejos citou as palavras do Papa Pio XII: “O Natal é a festa da dignidade humana, a festa da admirável mudança pela qual o Criador da humanidade, tomando corpo vivo, se dignou a nascer da Virgem e com sua vinda compartilhou sua divindade conosco”.

Segundo o bispo, na pessoa de São Juan Diego , a Igreja se lembra de um indígena, um camponês marginalizado, escolhido pela Mãe de Deus para estender seu convite a seguir seu Filho. “Juan Diego foi um homem de grande coerência moral, desprendimento e pobreza evangélica”, acrescentou.

Dom Cabrejos afirmou que a presidência do Celam convida cada pessoa que se sente chamada a participar, a pensar nas consequências sociais do Evangelho; as consequências da encarnação de Jesus em nosso tempo. 

“Queremos convidá-lo a fazê-lo para enriquecer o nosso pensamento social, na medida em que é uma motivação para construir novos caminhos para as nossas sociedades”, disse.

Cultura sinodal

O III Congresso Latino-Americano e Caribenho do Pensamento Social da Igreja reunirá as contribuições do magistério social do Papa Francisco. Particularmente na exortação apostólica Evangelii Gaudium e nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti.

A expectativa é que evento agrupe os ensinamentos sobre a cultura sinodal que está sendo restabelecida pela Igreja e indique os caminhos de realização pastoral oferecidos pela Primeira Assembleia Eclesial. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo