Abertura do ano acadêmico da Pontifícia Universidade Antonianum, no próximo dia 21, será marcada pela entrega do título ao Patriarca Ecumênico
Vatican News
Será dado um reconhecimento por parte da Pontifícia Universidade Antonianum ao líder da Igreja Ortodoxa que sempre demonstrou uma profunda comunhão com o Papa. O evento, que será na manhã de 21 de outubro, terá como protagonista o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, a quem a Universidade Antonianum concederá o doutorado honoris causa em filosofia.
A cerimônia coincide com o início do ano acadêmico da Universidade franciscana, que terá a presença do Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, para a Laudatio, precedida das intervenções das autoridades acadêmicas, a começar pelo Reitor, Fr. Agustín Hernández Vidales. O doutorado ao Patriarca Bartolomeu será entregue pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores e Grão Chanceler do dell’Antonianum, Fr. Michael Anthony Perry.
A Pontifícia Universidade destaca o sólido vínculo ecumênico entre Francisco e Bartolomeu I, que é mencionado na encíclica Laudato si por causa da comum preocupação com a proteção da Criação, que também interessa de modo central o Magistério do Papa.
Também é recordado que os “representantes dos dois pulmões da tradição cristã” muitas vezes se referem um ao outro como “irmão”. Entre os muitos momentos compartilhados, o Antonianum cita o apelo à reconciliação eclesial, assinado por ocasião da viagem do Papa à Terra Santa, e a carta de convocação do Dia Mundial da Criação, em 2015.
Francisco disse ter estabelecido “precisamente por sugestão do Metropolita de Pérgamo, Ioannis Zizioulas, deixando intuir – conclui a nota – a identidade do verdadeiro inspirador da iniciativa, ou seja, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu”.