Semana da Vida

A vida tem que ser cuidada por toda sua existência, destaca bispo

Dom José Benedito Cardoso fala da Semana Nacional da Vida, em andamento até dia 8 de outubro, Dia do Nascituro

Jéssica Marçal
Da Redação, com colaboração de Elane Gomes

Dom José Benedito Cardoso / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Segue em andamento na Igreja Católica no Brasil a Semana Nacional da Vida, com o tema “Vida: dom e compromisso”. A Semana começou no último dia 1º e termina nesta quinta-feira, 8, Dia do Nascituro.

“A Igreja quer que tenhamos um olhar mais cuidadoso, despertar a atenção da família e da sociedade para com a vida, tendo sua importância desde a concepção até o seu momento natural final”, comenta o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Lapa, Dom José Benedito Cardoso.

Leia também
.: Livro destaca unidade no magistério dos Papas na defesa da vida

Em entrevista ao Canção Nova Notícias – Edição da Manhã, o bispo recorda que toda a vida deve ser bem cuidada. “Não só devemos lutar contra o aborto, mas lutar também para que a criança, quando nasce, tenha possibilidade de se desenvolver bem, um ambiente agradável na família, onde possa frequentar a escola e ter segurança”.

Ele também fala da necessidade de cuidar da vida do adolescente e do jovem, que hoje tantas vezes sofre com a violência e falta de esperança diante do desemprego, e do idoso, que muitas vezes fica desamparado. “A vida tem que ser cuidada por toda a sua existência, até o último suspiro”.

Dom José Benedito ressalta que a Igreja quer fortalecer a consciência cristã sobre o dever de cuidar uns dos outros. “Como cristãos, devemos seguir o ensinamento de Jesus que nos mostra a importância de uns cuidar dos outros, especialmente daqueles que são mais frágeis”.

Sobre o papel da sociedade no cuidado para com a vida, Dom José Benedito frisa a importância dos poderes públicos constituídos oferecerem condições para que as pessoas possam viver bem.

“São necessárias políticas públicas que vão ao encontro das necessidades da criança: escola, creche, comida. É importante a gente cobrar, sobretudo as autoridades constituídas, para que a criança tenha condição de se desenvolver bem, que o jovem possa estudar, se formar e ter um emprego, políticas públicas que vão ao encontro das necessidades dos mais frágeis”.

E no que diz respeito à família, ele destaca sua importância lembrando que ela é a célula-mãe da sociedade: “se a família vai bem, podemos ter uma sociedade melhor”. Na família é que se aprendem as virtudes do Evangelho do serviço e da doação para cuidar dos outros, finaliza.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo