Na sua entrada solene no Santo Sepulcro, Patriarca Pizzaballa celebrou a Missa Pontifical
Da redação, com Vatican News
“Neste Lugar Santo, peço a Deus que me dê a força, a coragem e a constância de dar minha vida a esta Igreja, de amá-la e de conduzi-la com espírito paternal e paciente”. Essas são as palavras do Patriarca Latino de Jerusalém Pierbattista Pizzaballa, na sua entrada solene no Santo Sepulcro, onde celebrou a Missa Pontifical no dia 4 de dezembro.
Em sua homilia, o Patriarca recordou seu percurso na Terra Santa, desde sua chegada, há 30 anos, como novo sacerdote, seus anos de estudo e seu serviço pastoral como Custódio da Terra Santa, o que lhe permitiu conhecer ainda mais a Igreja de Jerusalém.
“Caminhamos juntos com um Deus que conhecemos, rumo a um futuro que não conhecemos” continuou Dom Pizzaballa refletindo sobre o momento presente. “O futuro incerto, especialmente em nosso tempo, pode causar medo e ansiedade. Confiemo-nos portanto ao Deus conhecido e revelado por Jesus, para encontrar consolo e conforto. Recordemo-nos das histórias coletivas e individuais de cada um e lembremo-nos de quantas vezes já experimentamos a fidelidade de Deus conosco”.
Um renovado impulso pastoral para a Igreja de Jerusalém
O Patriarca exortou a confiar na Palavra de Deus “como Pedro no Lago de Tiberíades” e não escondeu seus sentimentos de temor diante da nova missão a ele confiada pelo Papa à frente do Patriarcado Latino de Jerusalém. “Aceito esta nova obediência, que desejo trazer com alegria”, disse Dom Pizzaballa.
Leia também
.: Pizzaballa: “Minha nova missão, um caminho feito juntos”
“Certamente é também uma Cruz, mas a Cruz dá frutos de salvação toda vez que é recebida com alegria”. Ao falar da Igreja de Jerusalém, o Patriarca salientou que há necessidade de “um renovado impulso pastoral, que leve em conta os diferentes territórios e culturas, mas que também saiba encontrar a unidade entre todos”, e que há também “problemas econômicos e sociais” a serem enfrentados, “agravados ainda mais pela atual pandemia”.
“Espera-nos uma palavra clara e serena sobre a política, muitas vezes frágil e de curta duração, mas que toca fortemente a vida de todas as nossas famílias” continuou Dom Pizzaballa, “espera-nos o encontro com as outras Igrejas irmãs e com nossos irmãos muçulmanos e judeus nos espera”. Por fim, o Patriarca pediu para rezar pela sua missão e pela Igreja de Jerusalém, e concluiu sua homilia reiterando: “Estamos certos de que o Ressuscitado saberá mais uma vez nos encher de Seu Espírito e nos fará testemunhas ousadas de Seu amor em Sua terra”.