Unidade

Patriarca Latino de Jerusalém recebe o pálio no Vaticano

A cerimônia foi realizada nesta manhã, na Capela de Santa Marta, residência do Papa no Vaticano

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou, nesta quarta-feira, 28, que o Papa Francisco impôs o pálio a Sua Beatitude Pierbattista Pizzaballa, Patriarca de Jerusalém dos Latinos. A cerimônia foi realizada nesta manhã, na Capela de Santa Marta, residência do Papa.

Foto: Custódia da Terra Santa

No último sábado, 24, o arcebispo Pizzaballa foi nomeado Patriarca Latino de Jerusalém, pelo Papa Francisco. O religioso ocupava o cargo de Administrador Apostólico do patriarcado, função exercida desde 24 de junho de 2016, quanto o Santo Padre o nomeou Arcebispo Titular de Verbe e Administrador Apostólico, sede vacante da Diocese Patriarcal de Jerusalém dos Latinos. Com a nomeação, Pizzaballa foi transferido da sede titular de Verbe, para a sede que estava vacante desde a renúncia de patriarca Dom Fouad Twal e 2016.

Leia também:
.: Dom Pizzaballa nomeado Patriarca de Jerusalém dos Latinos pelo Papa
.: Dom Pierbattista Pizzaballa é o novo Patriarca Latino de Jerusalém

Dedicação aos cristãos na Terra Santa

O arcebipo Pierbattista Pizzaballa nasceu em 21 de abril de 1965 em Cologno al Serio, Diocese e Província de Bergamo. Acolhido no Seminário Menor da Província Franciscana de Cristo Rei, em Bolonha, em setembro de 1976, no dia 5 de setembro de 1984 iniciou o seu noviciado no convento de La Verna.

Após um longo percurso religioso, chegou à Custódia da Terra Santa no dia 7 de outubro de 1990 e concluiu os seus estudos de especialização no Studium Biblicum Franciscanum, de Jerusalém, em 1993. Em seguida, foi professor de hebraico bíblico na Faculdade Franciscana de Ciências Bíblicas e Arqueológicas de Jerusalém.

Começou o seu serviço na Custódia da Terra Santa no dia 2 de julho de 1999. Em 9 de maio de 2001 foi nomeado Guardião do Convento dos Santos Simeão e Ana em Jerusalém. Envolvido no cuidado pastoral dos fiéis católicos de expressão judaica, foi nomeado Vigário Patriarcal em 2005 até 2008.

O Definitório Geral da Ordem dos Frades Menores elegeu-o Custódio da Terra Santa e Guardião do Monte Sião em maio de 2004, cargo que desempenhou até abril de 2016.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo