22/02

Morre, aos 64 anos, o bispo salesiano Dom Jesus Tirso Blanco

Bispo salesiano foi incansável no testemunho da fé e do amor ao próximo

Da Redação, com Vatican News

Dom Jesus Tirso Blanc / Foto: Divulgação

O bispo salesiano da diocese de Lwena (Moxico), Dom Jesus Tirso Blanco, faleceu nesta terça-feria, 22, vítima de doença, em Verona na Itália. O bispo era incansável no testemunho da fé e do amor ao próximo. A missa em memória da alma de Dom Tirso foi ontem na Sé Catedral de Lwena e presidida pelo Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba. 

A educação e a defesa do meio ambiente eram algumas das suas lutas. O bispo do Lwena, destacou-se muito ao denunciar as más práticas associadas à produção de madeira na região leste e foi defensor de uma nova visão para o desenvolvimento da província de Angola (Moxico). Ele defendia inclusive que o primeiro objetivo a se concretizar devia ser a recuperação das estradas.

O Arcebispo Emérito do Lubango, Dom Zacarias Kamwenho, foi quem o ordenou a Bispo em 3 de março de 2008. Dom Zacarias recordou com afeto Dom Jesus, com quem tinha uma relação desde a chegada dos missionários Salesianos em Angola. Sacerdotes, religiosos e fiéis em geral destacaram o crescimento de Dom Tirso Blanco na diocese de Lwena.

Histórico de Dom Jesus Tirso 

Filho de Jesus Blanco e de Palmira Martínez, Dom Jesus Tirso Blanco, nasceu no dia 3 de Junho de 1957 em Ramos Mejia, La Matanza (Argentina), Diocese de San Justo-Buenos Aires. Foi ordenado Presbítero no dia 28 de Setembro de 1985, em San Justo.

Chegou a Angola, como Missionário Salesiano de Dom Bosco, em 1986. Exerceu a sua atividade missionária: em Lwena, de 1986-1992; em N’Dalatando, de 1992-1995; em Luanda, na Paróquia de São Paulo, de 1995-2000; ainda Luanda, na Paróquia de São José de Nazaré da Lixeira, de 2000- 2007 e na Sede Salesiana, de 2007-2008.

Era formado em Teologia, Missiologia, Psicologia, Filosofia e Comunicação Social, pela Universidade Gregoriana de Roma. Aos 26 de novembro 2007, o Papa Bento XVI nomeou-o Bispo do Lwena; tendo sido sagrado Bispo aos 02 de março de 2008, na Cidadela desportiva em Luanda.

Na CEAST, foi responsável pela Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, até o ano passado.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo