Fiéis de Aracaju viveram um momento histórico no último sábado. Dom Jefferson Santos Pinheiro foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese. A cerimônia reuniu centenas de leigos, padres e religiosos na Catedral Metropolitana.
Reportagem de Silas Santos e Ricardo Cordeiro
Presidida pelo arcebispo Dom Josafá Menezes, a celebração reuniu bispos de diversas dioceses, membros do clero, seminaristas, fiéis e representantes de movimentos e pastorais. Um dos momentos mais marcantes foi o rito de ordenação com a imposição das mãos e a oração consecratória, sinais da missão confiada ao novo bispo.
“O oitavo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Estamos muito felizes porque eu recebo uma ajuda depois de 2 anos, uma diocese bastante grande e precisa de um auxílio. E o Santo Padre nos deu Dom Jeferson”, citou o arcebispo de Aracaju, Dom Josafá.
“Que o Espírito Santo seja aquela luz contínua. Acompanha ele com os dons e as graças que ele precisa para a glória de Deus e para também a alegria dele no exercício do seu ministério episcopal, ele precisa do Espírito Santo, da graça de Deus”, ressaltou o arcebispo emérito de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa.
Natural de Cedro de São João em Sergipe, o novo bispo foi ordenado sacerdote em 2002.
A entrega das insígnias episcopais emocionou os presentes. Símbolos do ministério, elas expressam a missão de ensinar, santificar e guiar o povo de Deus.
Dom Jeferson conhece bem o clero sergipano, do qual faz parte e assume agora uma nova missão, auxiliar no pastoreio da Arquidiocese de Aracaju, que reúne mais de 1 milhão de fiéis em 35 municípios.
“É a graça que sempre vem em auxílio da nossa fraqueza. Vem em suporte em tudo aquilo que ansiamos e precisamos para o exercício do pastoreio à frente do povo de Deus e agora auxiliando o Dom Josafá”, comentou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, Dom Jefferson Pinheiro.
Entre os presentes na celebração, o presidente eleito da Comunidade Canção Nova desejou a Dom Jeferson um ministério fecundo e abençoado nesta nova etapa de sua missão episcopal.
“Ver Dom Jefferson, perceber toda essa graça de Deus sendo derramado sobre a vida dele, mas também sobre essa arquidiocese e poder estar aqui nesse dia foi um grande presente, uma grande graça, principalmente nessa presença da Canção Nova que já há tanto tempo aqui na Arquidiocese. Então é uma alegria imensa”, concluiu padre Roger.




