Santa Sé

Dom Cláudio Hummes é nomeado relator geral do Sínodo Pan-Amazônico

Nomeação foi feita pelo Papa Francisco e divulgada pela Santa Sé neste sábado, 4; o Pontífice nomeou também dois secretários especiais

Da redação, com Vatican News

Relator do Sínodo para a Amazônia, cardeal Claudio Hummes/ Foto: Arquivo CN

Em vista da Assembleia Especial para a Região Pan-Amazônica, que se realizará no Vaticano de 6 a 27 de outubro próximo, com o tema “Amazônia: novos caminho para a Igreja e por uma ecologia integral”, o Papa Francisco nomeou neste sábado, 4, o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), cardeal Claudio Hummes, relator geral do Sínodo.

Leia mais
.: Sínodo da Amazônia atende grito dos povos e da natureza, diz Dom Hummes
.: Arquidiocese organiza reunião preparatória para o Sínodo da Amazônia
.: Vaticano apresenta Documento Preparatório do Sínodo Pan-Amazônico

Além do Claudio Hummes, o Santo Padre nomeou o vigário apostólico de Puerto Maldonado, no Peru, Dom David Martinez de Aguirre Guinea, O.P., e o subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Mons. Michael Zcerny, S.J, secretários especiais do Sínodo para a Amazônia.

Nesta sexta-feira, 3, o Sínodo ganhou destaque no Meeting Point da Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece até a próxima sexta-feira, 10, em Aparecida (SP). Dom Wilmar Santin, bispo da prelazia de Itaituba (PA), comentou vertentes que serão trabalhadas durante os cinco meses que antecedem o encontro dos bispos no Vaticano e destacou a necessidade de novos ministérios na realidade Amazônica.

“Uma igreja toda ministerial”, foi o que sugeriu o bispo diante das dificuldades enfrentadas pela Igreja na Amazônia. Segundo Dom Wilmar, na região faltam ministros ordenados e religiosos para acompanhar comunidades distantes. “Por isso é muito importante e necessário que os leigos participem”, frisou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo