Missa na 59ª AG CNBB

Dom Armando: que sejamos corajosos ao acolher o chamado de Deus

Encerrando manhã de retiro, bispos participaram da Missa no Santuário Nacional; na homilia, Dom Armando Bucciol enfatizou o chamado de Deus e a confiança nesse chamado

Jéssica Marçal
Da Redação

Dom Armando durante homilia na missa das 12h / Foto: Wesley Almeida

O bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Armando Bucciol, presidiu a Missa das 12h nesta quinta-feira, 1º, no Santuário Nacional de Aparecida. A celebração teve a participação dos bispos reunidos na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que passaram a manhã em retiro nesse penúltimo dia de reunião. Ao término do retiro, os bispos seguiram em procissão do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida para o Santuário Nacional. 

Acesse
.: Notícias sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

Na homilia, Dom Armando se concentrou no chamado de Jesus e na resposta a esse chamado. A reflexão foi a partir do Evangelho do dia, a passagem em que Lucas narra o episódio no lago de Genesaré, quando Jesus chama os discípulos para “água mais profundas” e diz a Pedro: “serás pescador de homens”.

Uma multidão se apertava para escutar a Palavra de Deus, lembrou o bispo. As barcas estavam paradas com pescadores desanimados, após uma noite sem nada pescar. Dom Armando repassou toda a passagem do Evangelho, enfatizando a reação de Pedro ao chamado de Jesus para que avançassem para águas mais profundas. Em atenção às palavras de Jesus, Pedro lançou as redes. “A confiança em Jesus supera em Pedro a confiança na própria competência profissional”, observou Dom Armando.

Saída dos bispos em procissão para a Missa / Foto: Wesley Almeida

Deixar tudo e seguir Jesus

Diante do êxito, Pedro entende que só Deus podia fazer algo tão extraordinário e reconhece em Jesus algo muito grande e se sente indigno, um pecador. “Reconhecer quem é Jesus faz entender quem somos e muda o relacionamento com os outros”, observou Dom Armando. Jesus, então, disse a Pedro que não tivesse medo, pois sua vida receberia um novo rumo, novos horizontes. Um novo trabalho o esperava: pescar homens, não mais peixes.

“Seguir Jesus, penso que todos o conhecemos por experiência, é escolha arriscada. Conhecemos bastante o que deixamos, mas e o futuro, como será? O que acontecerá comigo? Posso confiar? Um dia Jesus disse a Pedro “Eu rezei por ti”, promessa que vale para nós todos, para nós ministros ordenados, para todos que arriscam a vida atrás de Jesus”.

Foto: Wesley Almeida

Dom Armando também pontuou que os discípulos deixaram tudo e seguiram Jesus, sem saber o que estava por vir. “Quem procura seguir Jesus com coerência e fidelidade, talvez como o profeta Jeremias, experimente desânimo, revolta. A vida com suas provações e desafios, de fato, purifica o primeiro “sim” generoso, misturado de sonhos. A todos que procuram segui-Lo, Jesus repete como aos primeiros seguidores: ‘Não tenham medo, eu estarei convosco. O meu Espírito vai sustentá-los’”.

Como o apóstolo Paulo, Dom Armando destacou que também experimentamos fracasso, pecados, mas nem por isso devemos desanimar. “O milagre mais belo não consiste, penso, tanto nos peixes em abundância, mas na confiança que o Senhor, apesar de tudo, nos concede. Ele repete a todos, a cada um de nós, ordenados ministros de toda a nossa Igreja: ‘avante, estarei contigo, colocarei minha Palavra na tua boca’”.

Os discípulos acreditaram e deixaram tudo, acreditaram num futuro promissor a serviço da vida em plenitude e foram para águas mais profundas, começando pelo fundo de si mesmos e dos compromissos na evangelização. “Estamos no mesmo barco, temos a mesma rede, a Palavra do Evangelho, que é força divina. De fato, quando alguém é capturado pela Palavra e a acolhe, entra no barco do amor do Senhor, sem desculpas, sem mais ou menos, mas assumindo a missão com alegria e confiança”.

“Irmãos e irmãs”, concluiu Dom Armando, “desejo que, no Ano Vocacional que celebraremos, o divino Espírito gere em nós busca sincera desse mundo de Deus que Jesus mostrou. Que sejamos corajosos em acolher e viver fielmente, cada um, o seu chamado. Assim seja”.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo