Câmara dos Deputados

Diocese de Santos é homenageada por seu centenário

Homenagem na Câmara dos Deputados em Brasília (DF) será na tarde de hoje e deve reunir cerca de 400 fiéis

Da Redação

Catedral Nossa Senhora do Rosário – diocese de Santos / Foto: site da diocese

A diocese de Santos (SP) completa 100 anos de existência e receberá, por esta ocasião, uma homenagem no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF). A cerimônia será nesta quinta-feira, 28, presidida pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) e visa destacar a rica trajetória e o impacto significativo da diocese na região da Baixada Santista.

Mais de 400 padres e fiéis da Baixada Santista devem participar da cerimônia, realizada em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A mesa do evento será composta pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, a prefeita de Santos em exercício, Renata Bravo, o bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, o subsecretário adjunto-geral da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista, e os deputados federais Paulo Alexandre Barbosa e Eros Biondini, presidente da Frente Parlamentar Católica na Câmara dos Deputados.

“A nossa igreja desempenhou um papel crucial na formação histórica e social de toda a Baixada Santista. Acredito que esta homenagem é uma maneira valiosa de reconhecer e celebrar todas as realizações e o caminho percorrido até aqui”, comentou Paulo Alexandre, que teve a iniciativa da homenagem.

Além da sessão na Câmara, haverá também uma visita ao Santuário São Francisco para orações.

100 anos de missão

A diocese de Santos foi estabelecida em 4 de julho de 1924. Territorialmente, compreende a Baixada Santista e extensa área litorânea até Peruíbe, no Litoral Sul. Limita-se com a Arquidiocese de São Paulo e as Dioceses de Registro, Campo Limpo, Santo Amaro, Santo André, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Lorena.

O Jubileu do ano centenário foi aberto no dia 1º de julho passado, com a abertura da Porta Santa e a celebração festiva na Catedral. Na ocasião, também foi lançada uma carta pastoral como referência para a vivência deste ano. “A celebração deste jubileu torna-se grande oportunidade de renovação, de crescimento no amor e sentido de pertença a esta Igreja particular, e de aprofundamento da fé e do ardor missionário nesse tempo especial de graça.”, informou a diocese na ocasião.

O tema do centenário é “Diocese de Santos, 100 anos de história e missão”. “Queremos recordar a
história da Diocese, não apenas com interesse de pesquisa e registro de acontecimentos, mas procurando contemplar a obra de Deus neste caminho de fé realizado por nossa Igreja”, explica Dom Tarcísio na carta pastoral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo