HOMENAGEM

Rua no Rio de Janeiro ganha nome do Monsenhor Jonas Abib

Decreto altera nome de logradouro localizado no bairro do Engenho de Dentro, onde está situada a paróquia que recebeu os primeiros missionários da Canção Nova na capital carioca

Gabriel Fontana
Da Redação

Rua Monsenhor Jonas Abib corresponde ao trecho demarcado em azul / Foto: Reprodução Google Earth

Com uma vida gasta em prol da evangelização, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, segue sendo homenageado, mesmo agora, em memória. Algumas iniciativas têm surgido em vários locais do país, e uma delas vem do Rio de Janeiro (RJ), que presta um tributo ao sacerdote atribuindo seu nome a um trecho de uma das ruas da capital. 

Leia também
.: Monsenhor Jonas Abib é homenageado em cerimônia em Brasília
.: Área em São José dos Campos recebe o nome do Monsenhor Jonas Abib
.: Show homenageia Monsenhor Jonas Abib, o mister Pentecostes

Nesta terça-feira, 20, foi publicado no Diário Oficial do município carioca o Decreto nº 52.726, datado do dia anterior. Nele, é determinado que o trecho da rua Catulo Cearense com início na Rua Borja Reis e final na Rua Maria Paula, localizado no bairro do Engenho de Dentro e totalizando 270 metros de extensão, passe a se chamar Monsenhor Jonas Abib.

Como surgiu o projeto

“Fui evangelizado com a beleza ímpar da pregação do padre Jonas, que nos apresentava um Jesus amoroso e piedoso. Foi, sem sombra de dúvida, um dos maiores pregadores que eu já vi em toda a minha vida”, conta Marcio.

O idealizador desta mudança é o vereador Marcio Santos (PTB). Ele conta que, assim que ficou sabendo do falecimento do Monsenhor Jonas, em 12 de dezembro do ano passado, imediatamente pensou em uma forma de homenageá-lo. “A importância do padre Jonas para a Igreja Católica é imensurável. A sua obra será eterna, e como forma de ratificar este modelo de evangelização, como legislador municipal cabia propor um projeto de Lei para homenageá-lo”, explica.

Assim, apresentou um projeto de Lei pedindo que fosse dado o nome do fundador da Comunidade Canção Nova a um logradouro público, publicado no Diário Oficial no dia 14 de dezembro. A proposição foi votada e aprovada em abril deste ano. Agora, com o decreto promulgado, o próximo passo é realizar a cerimônia de inauguração, que ainda está sendo preparada.

Decreto que estabelece a homenagem ao Monsenhor Jonas Abib no Rio de Janeiro / Foto: Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

Origem da missão

Cláudia Ferraz / Foto: Gabriel Fontana

A escolha do trecho em questão na rua Catulo Cearense não é à toa. Nele está localizada a Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, onde começou a missão da Canção Nova no Rio de Janeiro, em março de 1992.

A missionária do segundo elo da Comunidade Canção Nova, Cláudia Ferraz, lembra do convite feito pelo pároco, padre Nelson Didier, de receber alguns jovens e um sacerdote na igreja. Na convivência com o Monsenhor Jonas Abib, ela se sentiu atraída pelo carisma Canção Nova e ingressou na comunidade.

“Tem, até hoje, ao lado da paróquia, um prédio social onde a Canção Nova morou no segundo andar por uns quatro anos”. Segundo Cláudia, a providência divina foi o que permitiu a missão começar. “A vida desses primeiros missionários foi bem difícil, a gente não tinha nada”, relata.

Palavras de gratidão

Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, localizada na Rua Monsenhor Jonas Abib / Foto: Reprodução Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião

Um dos missionários que participou dos primórdios da missão no Rio de Janeiro era um jovem seminarista, natural da cidade, e ainda foi ordenado sacerdote na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião. Hoje presidente da Comunidade Canção Nova, o padre Wagner Ferreira lembra com carinho da acolhida recebida.

“A Canção Nova tem uma gratidão imensa ao padre Nelson Didier e a todos os paroquianos da Imaculada Conceição e São Sebastião porque essa paróquia foi uma verdadeira família para os membros da comunidade Canção Nova nos anos em que estivemos atuando ali, naquela paróquia”, partilha o sacerdote.

Em relação à homenagem ao Monsenhor Jonas Abib, ele comenta: “O padre Jonas viveu de tal forma seu compromisso com Deus e a ação evangelizadora da Igreja, que ele também contribuiu com que o Reino de Deus, de alguma forma, alcançasse a vida da nossa sociedade, no âmbito das comunicações, da educação, e por isso todas essas homenagens”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo