Nomeação

Diocese de Itapipoca (CE) tem novo bispo nomeado pelo Papa

Papa aceitou a renúncia de Dom Antônio Roberto Cavuto e nomeou como novo bispo da diocese de Itapipoca Dom Rosalvo Cordeiro de Lima

Da Redação, com CNBB

Dom Rosalvo Cordeiro de Lima / Foto: Arquidiocese de Fortaleza

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 7, a nomeação de um novo bispo para a diocese de Itapipoca (CE): Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, até então bispo auxiliar na arquidiocese de Fortaleza (CE).

A nomeação acontece uma vez que o Papa aceitou a renúncia apresentada pelo bispo local, Dom Antônio Roberto Cavuto, que completou 75 anos no ano passado. Assim, atingiu a idade na qual se deve apresentar a renúncia, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico, e agora se torna bispo emérito.

Frade capuchinho, Dom Cavuto estava à frente da diocese de Itapipoca desde 2005, tomando posse no dia 31 de julho daquele ano. Seu lema episcopal é “Queremos ver Jesus”.

Durante o episcopado, desempenhou diversas funções no Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o estado do Ceará: foi membro da Comissão do Semiárido, secretário regional e bispo referencial da Comissão para Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Atualmente, é o referencial da Comissão para Ação Socio-Transformadora no Regional Nordeste 1 da CNBB.

A CNBB expressou, em nota, sua gratidão a Deus pelo dom da vocação e do ministério de Dom Cavuto, bem como pelo serviço prestado tanto à diocese de Itapipoca quanto ao Regional Nordeste 1 da conferência. “Nosso agradecimento pela condução da Igreja Particular a ti confiada e pelos serviços prestados à comunhão eclesial em âmbito regional”, informa a mensagem de agradecimento da presidência da CNBB.

Sobre o novo bispo de Itapipoca

Dom Rosalvo nasceu em 25 de janeiro de 1962, em União dos Palmares (AL). Cursou Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na capital paulista.

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de novembro de 1992, em Arujá (SP), diocese de Mogi das Cruzes. Em 2 de fevereiro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza. A ordenação foi no dia 25 de março daquele ano, em Mogi das Cruzes. Escolheu por lema episcopal Verbo Autem Tuo Laxabo Retia – “Em atenção a tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).

Atualmente, Dom Rosalvo é um dos bispos referenciais da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada no Regional Nordeste 1 da CNBB. Antes, o bispo atuou como referencial das pastorais sociais no Regional.

A CNBB manifestou alegria com a nomeação do bispo para esta nova missão com uma mensagem de saudação da presidência da entidade. “Junto com aquela porção do povo de Deus, acolhemos esta feliz novidade com a certeza de que continuará dando frutos em seu ministério episcopal”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo