Episcopado

Papa nomeia novo bispo para a diocese de Humaitá (AM)

Padre Antônio Fontinele de Melo assumirá o governo pastoral da diocese, sucedendo Dom Francisco Merkel, que se torna emérito

Da Redação, com CNBB

Padre Antônio, nomeado bispo da diocese de Humaitá (AM) / Foto: CNBB

O Vaticano anunciou, nesta quarta-feira, 12, a nomeação de um novo bispo para a diocese de Humaitá (AM): padre Antônio Fontinele de Melo. Ele sucederá a Dom Franz Josef Meinrad Merkel, CSSp., mais conhecido como Dom Francisco Merkel, que renunciou por motivo de idade.

Natural de Camocim (CE), padre Antônio Fontinele de Melo é especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal de Rondônia, e em Sagradas Escrituras, pelo Centro Universitário Claretiano, em 2015.

Ordenado padre em 18 de setembro de 1999, exerceu diversos serviços na arquidiocese de Porto Velho (RO): foi pároco da paróquia São Cristovão, de 1999 a 2013; reitor da casa vocacional Dom Hélder Câmara, de 1998 a 2004; e coordenador de pastoral, de 2005 a 2010.

Também foi professor de Introdução à Sagrada Escritura e de Gestão Eclesial no curso de Teologia do Seminário São João XXII, em Porto Velho, de 2016 a 2020. No regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Acre, o sul do Amazonas e Rondônia, coordenou a Comissão Regional Noroeste de presbíteros de 2002 a 2005 e foi assessor das Comunidades Eclesiais de Base do Regional Noroeste de 2009 a 2012.

Desde 2011, padre Antônio é presbítero na catedral Sagrado Coração de Jesus e ecônomo na arquidiocese de Porto Velho (RO). E agora, aos 52 anos, passa a fazer parte do episcopado brasileiro.

Dom Francisco Merkel, bispo emérito

Dom Francisco Merkel, bispo emérito de Humaitá / Foto: CNBB

Ao completar 75 anos, em 22 de setembro de 2019, Dom Francisco, o quarto bispo da diocese de Humaitá, enviou ao Santo Padre, conforme prevê o Direito Canônico, seu pedido de renúncia. Dom Francisco torna-se, com a aceitação pelo Sumo Pontífice, bispo emérito de Humaitá (AM).

O bispo emérito fica desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Dom Francisco nasceu, em 22 de setembro de 1944, em Hardheim, na Alemanha. Foi ordenado ao sacerdócio em 22 de maio de 1971 como missionário da Congregação do Espírito Santo. No Brasil, o missionário espiritano foi responsável pelos seminários da Congregação do Espírito Santo e atuou como pároco por dez anos na Bahia, antes de ser nomeado para diocese de Humaitá, em 26 de julho de 2000.

Foi nomeado como bispo em 26 de julho de 2000 e recebeu a ordenação episcopal, em 15 de outubro de 2000, através de Dom José Jovêncio Balestieri, bispo-coadjutor de Rio do Sul e seu antecessor.

No início do Sínodo da Amazônia, Dom Francisco Merkel presenteou o Papa Francisco com seu báculo, feito de madeira e com simbolismo indígena, que o Pontífice usou na Eucaristia de encerramento do encontro. A diocese de Humaitá foi criada no dia 16 de outubro de 1979.

A CNBB expressou seu agradecimento pela trajetória episcopal de Dom Francisco, especialmente pela ação pastoral e missionária no Brasil. “Agradecemos especialmente todo o seu empenho em fazer escutar os clamores em favor dos povos indígenas e povos tradicionais da Amazônia. (…) Desejamos que esse tempo de emeritude seja um tempo de renascer diante da Igreja à qual continua chamado a sempre servir com sua experiência e sabedoria”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo