Igreja no Brasil

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Uruaçu (GO)

Padre Giovani Carlos Caldas Barroca assumirá governo pastoral da diocese que estava vacante

Da Redação, com CNBB

Novo bispo de Uruaçu (GO) / Foto: CNBB

A Nunciatura Apostólica comunicou nesta quarta-feira, 17, a decisão do Papa Francisco em nomear para a diocese vacante de Uruaçu, em Goiás, o padre Giovani Carlos Caldas Barroca, atualmente pároco na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Brasília (DF).

A diocese estava vacante desde 16 de fevereiro de 2019, quando o então bispo, Dom Messias dos Reis Silveira, tomou posse na Diocese de Teófilo Otoni (MG).

Padre Giovani Carlos Caldas Barroca nasceu em fevereiro de 1969 em Brasília (DF). Estudou filosofia e teologia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, de 1987 a 1994. Possui bacharelado em Teologia e Pós-Graduação em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano.

Foi ordenado presbítero na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, em dezembro de 1994. Atualmente, além de Pároco na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Brasília (DF) é Vigário Episcopal do Vicariato Leste, na arquidiocese de Brasília, desde junho de 2016.

Padre Giovani exerce o ofício de professor de Lógica e Filosofia no Seminário Maior de Brasília, Seminário Redemptoris Mater e Faculdade de Teologia de Brasília (Fateo). Também é professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Brasília.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil saúda o novo bispo de Uruaçu, acolhendo com alegria sua nomeação ao episcopado. “Estamos certos de que sua presença na diocese de Uruaçu será marcada por grandes frutos para a evangelização”, afirma em nota a presidência da entidade. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo