ESLOVÁQUIA

Diálogo ecumênico e inter-religioso marcam visita de cardeal à Eslováquia

Prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos viajou a Bratislava e outras cidades no país de 28 a 30 de março; numerosos encontros ecumênicos e diálogo inter-religioso

Da Redação, com Vatican News

Foto: Reprodução Vatican Media

O prefeito do departamento vaticano para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, visitou cidades da Eslováquia e participou de encontros ecumênico e de diálogo inter-religioso entre os dias 28 e 30 de março. 

A primeira parada do cardeal no país foi a cidade oriental de Košice, onde permaneceu um dia e meio. Enquanto estava lá, visitou catedrais ortodoxas, católicas latinas e greco-católicas, reunindo-se com representantes de cada uma dessas igrejas. Também na agenda estava um encontro com o prefeito de Košice, uma visita ao Santuário de Klokočov e ao Museu das Vítimas do Comunismo.

Em seu discurso, dirigido particularmente ao prefeito, o cardeal fez alusão à religiosidade da cidade através de seus sinos, presentes em todas as igrejas e casas de oração, que convidam a “rezar e abrir seu coração a Deus e ao próximo”.

Sobre a acolhida aos refugiados, lembrou que a cidade de Košice não apenas abre regularmente as portas de seus edifícios religiosos, mas também abre os braços para as pessoas que fogem da guerra na Ucrânia. Graças à colaboração da cidade e das Igrejas, vários milhares de refugiados ucranianos puderam encontrar ali uma segunda casa, explicou. 

Concerto em homenagem ao cardeal

Na noite do dia 28 de março, o cardeal participou de um concerto em sua homenagem, oferecido pelos coros das várias igrejas de Košice. Segundo o cardeal, o concertou expressou a esperança de que o dom da concórdia possa aproximar cada vez mais as igrejas e seus povos e fazer crescer a amizade entre elas. 

A cidade visitada pelo Cardeal fica na fronteira entre dois grandes mundos culturais e duas grandes tradições, o local onde convergem o Oriente e o Ocidente da Europa. O cardeal recordou com gratidão a criação, há quase 30 anos (1994), da Comunidade Ecumênica de Igrejas no território da cidade.

“Se é verdade que os sons característicos de cada nota e de cada voz emergem precisamente na harmonia, vamos também rezar para que as Igrejas e as comunidades religiosas testemunhem a vida cristã como um lugar de beleza, porque é um lugar de comunhão.”

Balanço nas palavras de Koch

Como último compromisso do programa, o cardeal participou do Simpósio da Faculdade de Teologia da Universidade de Trnava, dirigido pelos jesuítas. O encontro teve como tema “Uma síntese dos sete anos de diálogo inter-religioso entre os judeus e os católicos comunidades na Eslováquia”.

Questionado sobre o que levou no coração ao final da visita ao país, o Cardeal Koch apontou o aprofundamento do seu conhecimento acerca das realidades ecumênicas. “Por exemplo, tivemos uma audiência com o Metropolita Rastislav, chefe da Igreja Ortodoxa, um encontro muito cordial para aprofundar esta relação. Eu estava na Faculdade Prešov com um tema muito importante: como podemos alcançar a comunhão sacramental entre ortodoxos e católicos.” 

Koch recordou que houve muitos outros encontros com os Conselhos Ecumênicos, em Košice e em Bratislava. Estou muito impressionado com o grande diálogo entre Igreja e Estado para aprofundar a realidade da liberdade religiosa na sociedade. E isso é muito importante, porque a religião é uma coisa pública.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo