Jubileu de Ouro

Diácono Nelsinho frisa docilidade de Monsenhor Jonas ao Espírito Santo

Desde novembro passado, celebra-se o Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas Abib

Jéssica Marçal
Da Redação

Monsenhor Jonas Abib /Foto: Canção Nova

A Igreja celebra neste domingo, 23, a Festa de Pentecostes, a efusão do Espírito Santo sobre a Igreja. A celebração é um acontecimento de salvação e, sobretudo, consiste no dom do Espírito Santo, sendo também a festa da unidade e do envio em missão.

Em mais esta ocasião, a Comunidade Canção Nova recorda, de forma especial, a intensa vida de oração no Espírito do Monsenhor Jonas Abib, fundador da obra e sempre dócil à ação de Deus. Celebra-se, desde novembro passado até novembro deste ano de 2021, um ano comemorativo: o Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo do sacerdote.

“Padre Jonas é um homem admirável, conduzido pelo Espírito Santo desde o início”, afirma o diácono Nelsinho Corrêa, missionário da Comunidade Canção Nova.

O diácono destaca que, quando padre Jonas começou a Canção Nova, o sacerdote não quis fazer nenhum projeto humano, mas foi dócil a Deus. “Ele deixou o Espírito Santo usá-lo. Tudo ele perguntava ao Espírito Santo e o deixava agir nas pequenas e nas grandes coisas”.

Leia também
.: Canção Nova é fruto do Batismo no Espírito Santo, frisa Monsenhor Jonas

Por mais de 23 anos, o diácono fez parte do Conselho da Comunidade e testemunha como o sacerdote sempre foi conduzido pelo Espírito na tomada de decisões. “Quando chegávamos num impasse, não tínhamos uma decisão/solução, ele dizia: ‘vamos deixar a noite do Espírito agir? Vamos dormir, descansar e amanhã Deus nos inspirará’. E era isso mesmo que acontecia, ele vinha com uma coisa totalmente nova que resolvia a situação”.

Batismo no Espírito Santo

Diácono Nelsinho Corrêa/ Foto: Canção Nova

O diácono conta que o monsenhor sempre fala, na humildade, que com 10 anos de sacerdócio ele ainda não havia se encontrado com Cristo. Esse encontro aconteceu a partir do Batismo no Espírito Santo.

“Ele participou daquela oração com padre Haroldo Ham. Depois, sozinho, foi ler a Bíblia, começou a orar em línguas sozinho e teve ali um novo impulso, um novo gosto pela Palavra de Deus.”

Esse gosto pela Palavra, esse novo entendimento é um dos frutos do Batismo no Espírito Santo, explica o diácono. O acontecimento impactou profundamente o Monsenhor Jonas e o levou a dar passos adiante.

“Isso o fez pensar em deixar a segurança que ele tinha nos salesianos naquela época para começar uma comunidade. Foi um processo, reunindo os jovens ao lado dele. Ele se sentiu enviado.”

Padre Jonas começou, então, com os catecumenatos, com os encontros de jovens de maneira incansável. Por dias, noites e até madrugadas ele atendia os jovens. Ele foi inflamado com um novo ardor missionário, define diácono Nelsinho. “Um homem realmente impulsionado pelo Espírito Santo”.

Diante dessa intensa vida de oração no Espírito que o sacerdote tem, diácono Nelsinho chega a defini-lo como “Monsenhor Pentecostes”. “Tudo o que ele faz ele consulta a Deus. Ele nunca vai a uma missa sem ter se preparado. Isso é uma lição para todos que pregam.”

Diante de uma nova inspiração, muitas vezes ele até muda tudo, mas sempre se prepara, acrescenta. “Um homem que sabe ouvir, acolher, um Monsenhor Pentecostes. Como uma peninha que a gente vai soprando, o Espírito Santo faz isso com ele, ele é muito dócil. Nas situações mais difíceis e concretas, o Espírito fala com ele.”

Monsenhor Jonas: saúde

O Monsenhor Jonas Abib segue hospitalizado em tratamento de um mieloma, com quadro de saúde estável. No último dia 10 de maio,  ele deixou a Unidade de Terapia Semi-intensiva para a qual havia sido encaminhado preventivamente.

De acordo com a nota do dia 10 de maio, a equipe médica avaliou o quadro clínico como bom. A nota informava ainda a continuidade do tratamento, sem previsão de alta. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo