25 de julho

Dia dos Avós: em vídeo, Papa e idosos rezam a oração oficial

Vídeo divulgado hoje traz o Papa e idosos de várias partes do mundo recitando a oração para o Dia do Avós e Idosos, neste domingo

Da Redação, com Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

A Igreja celebra neste domingo, 25, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, data instituída pelo Papa Francisco. Nesta sexta-feira, 23, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibilizou um vídeo onde avós e idosos do mundo inteiro recitam com o Papa a oração oficial da data. Entre eles, está o bispo mais idoso do mundo, Dom Laurant Noël, 101 anos. Veja abaixo:

Em Roma, haverá no domingo uma missa às 10h (local) na Basílica de São Pedro. Participarão duas mil pessoas da diocese e de associações engajadas na pastoral da terceira idade. Serão principalmente avós acompanhados pelos netos.

Leia também
.: Proteger raízes e transmitir a fé: mensagem do Papa para o Dia dos Avós

.: Dia dos Avós nos convida a olhar para esta vocação, diz religiosa

De modo significativo, estarão presentes algumas centenas de pessoas que sairão pela primeira vez das estruturas onde moram em mais de um ano de confinamento. Ao término da celebração, os jovens oferecerão aos idosos uma flor com a Mensagem do Santo Padre: “Eu estou contigo todos os dias”.

O Dia também será celebrado nas dioceses e paróquias do mundo inteiro, e já têm chegado ao Dicastério notícias das inúmeras iniciativas tomadas pelas comunidades.

Celebração no Brasil

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma semana de celebrações para marcar a data. E no dia 25, Dom José Antônio Peruzzo presidirá a Missa do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos às 18h. Ele é o bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa.

As atividades estão com transmissão pelo Youtube da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pastoral da Pessoa Idosa. Na segunda-feira, 19, a live foi sobre a relação entre as gerações na família. Na quarta, 21, foi a vez de entrevistas de jovens com idosos e avós. Hoje, 23, às 20h, o tema será valorização e respeito para com as pessoas idosas. 

O Dicastério convida a todos, em particular os mais jovens, a realizar no domingo, ou nos dias que se seguem, uma visita aos seus avós ou às pessoas idosas sozinhas da comunidade. A visita, seja real ou virtualmente — enriquecida de indulgência plenária — pode ser uma ocasião para entregar-lhes a mensagem do Papa e recitar juntos a oração do Dia.

A oração, bem como a mensagem do Santo Padre e outros instrumentos pastorais, pode ser encontrada aqui

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo