Decreto

Vaticano anuncia indulgência plenária no 1º Dia Mundial dos Avós

Decreto da Penitenciaria Apostólica foi divulgado hoje e detalha os casos em que se concederá a indulgência plenária

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Por ocasião do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, os fiéis poderão receber a indulgência plenária, sob as condições habituais. O decreto foi divulgado nesta terça-feira, 22, mesmo dia em que foi apresentada a mensagem do Papa para a data.

O decreto atende a um pedido do prefeito do Dicastério para os Leigos a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell. Receberão a indulgência plenária, sob as condições habituais, os avós, idosos e todos os fiéis que participarem no dia 25 de julho de 2021 da celebração que o Papa presidirá na Basílica Vaticana ou então das diversas funções que ocorrerão em todo o mundo. Também poderá ser aplicada em sufrágio das almas do Purgatório.

A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data. E isso pode ser pela televisão, rádio ou pelos novos meios de comunicação.

“Para que torne-se mais fácil o acesso ao perdão divino por meio das Chaves da Igreja, em nome da caridade pastoral, esta Penitenciaria pede firmemente aos sacerdotes, munidos das oportunas faculdades para ouvir as confissões, que mostrem-se disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência”, informa o decreto.

O documento recorda as condições habituais para receber a indulgência plenária: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo