Francisco também participará na segunda-feira, 8, da Maratona Mundial de Oração on-line contra o tráfico de pessoas; Iniciativa é coordenada pela rede Talitha Kum
Da redação, com Vatican News
O Dia de Oração Contra o Tráfico de Seres Humanos, que acontece nesta segunda-feira, 8, terá mensagem do Papa. A data foi instituída em 2015, em memória de Santa Bakhita – freira sudanesa escravizada aos 9 anos e depois libertada. Segundo o Francisco, o tráfico é uma ferida “no corpo da humanidade contemporânea”.
Leia mais
.: Papa pede empenho no combate ao tráfico humano
Na sétima edição, e em plena pandemia, a Maratona de Oração será on-line, das 10 às 17 horas. O momento será transmitido ao vivo no canal do YouTube do Dia Mundial, com traduções em cinco idiomas, incluindo o português. O objetivo é acender os refletores e sensibilizar a opinião pública sobre uma das principais causas do tráfico de pessoas, isto é, o modelo econômico. O tema desta edição é: “Economia sem tráfico de pessoas”.
Caminhos alternativos
Para às 13h40 de segunda-feira, está prevista a divulgação do vídeo com a mensagem do Papa. Irmã Gabriella Bottani, coordenadora da Talitha Kum, lembra o Papa, na “Economy of Francesco”, questionou a Igreja sobre a economia atual. Convidou a encontrar caminhos alternativos, recorda a religiosa.
“Encontramo-nos perfeitamente em sintonia, pois o tráfico de seres humanos é parte integrante de uma economia de exclusão. As regras do mercado estão destruindo os valores fundamentais da convivência humana, baseada no respeito pela dignidade, mas também na proteção do ambiente”. O compromisso da rede é traçar juntos “um caminho de reflexão para uma economia que promova a vida e o trabalho digno para todos”.
Talitha Kum
O Comitê Internacional do Dia Mundial é coordenado por Talitha Kum. A rede de vida consagrada luta contra o tráfico de pessoas. A Seção de Migrantes e Refugiados e a Caritas Internationalis também são parceiras do Comitê. A União Mundial das Organizações Femininas Católicas e o Movimento dos Focolares estão envolvidas.
A oração terá início na Oceania, Ásia e Oriente Médio e que chegará à África e Europa. Depois das palavras do Papa Francisco, será a vez da América Latina e por fim a América do Norte com a oração conclusiva. Também será possível apoiar o Dia Mundial nas redes sociais por meio da hashtag oficial #PrayAgainstTrafficking.