Videomensagem

Papa frisa importância da música na liturgia e evangelização

Mensagem à Conferência Internacional de Música destaca importância da música e deixa encorajamento nesse tempo de pandemia

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

papa destaca importância da música

Papa Francisco envia videomensagem à Conferência Internacional de Música / Foto: Reprodução – Sala de Imprensa da Santa Sé

O Papa Francisco enviou uma videomensagem aos participantes da 4° Conferência Internacional de Música. O evento é realizado de forma on-line nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, com o tema “Igreja e Música: textos e contextos”.

Francisco destaca na mensagem a importância da música para a liturgia e para a evangelização. Ele recorda ainda que a Bíblia inspirou inúmeras expressões musicais. Além disso, frisa que o patrimônio musical da Igreja pode apoiar não só a liturgia, mas também concertos em escolas, catequese e teatros.

Música e pandemia

Frente ao cenário de pandemia, porém, a atividade no campo musical foi redimensionada. Com essa consideração, o Papa recorda todos que foram afetados por essa realidade. Ele ressalta que muitos músicos se esforçaram para oferecer um serviço musical dotado de criatividade.

Leia também
.: Mons. Pavan: a música é oração e nos consola neste tempo de pandemia

“Trata-se de um empenho válido não só para a Igreja, mas também para o horizonte público, para a própria ‘rede’, para quem trabalha nas salas de concerto e em outros lugares onde a música está a serviço da comunidade”.

Força da música

O Papa destaca ainda que muitos textos e composições criam uma fraternidade universal através da força da música. Ele também recorda o valor do silêncio, da pausa.

“A alternância entre som e silêncio é fecunda e permite a escuta, que tem papel fundamental em todo diálogo (…) Na liturgia, somos convidados à escuta da Palavra de Deus. A Palavra é o nosso ‘texto’, o texto principal; a comunidade, o nosso ‘contexto’. A Palavra é fonte de sentido, ilumina e guia o caminho da comunidade”.

A música, segundo o Santo Padre, pode ajudar os textos bíblicos a “falar” nos contextos culturais. Isso diante da necessidade de narrar a história da salvação de forma que possa ser bem compreendida.

Leia também
.: Em 1º discurso como Papa emérito, Bento XVI fala sobre música

Silêncio ou fase de escuta?

Francisco conclui a mensagem com duas perguntas, nesse tempo de pandemia: “o silêncio que vivemos é vazio ou estamos em fase de escuta?”. “Permitiremos, mais tarde, o surgimento de um canto novo?” .

O Santo Padre expressa aos músicos o desejo de que o texto e o contexto estimulem a retomar juntos o caminho. Citando o documento Musicam sacram (instrução sobre música na liturgia), lembra que “a unidade dos corações é alcançada de forma mais profunda pela união das vozes”.

“Que vozes, instrumentos musicais e composições continuem a expressar, no atual contexto, a harmonia da voz de Deus, conduzindo para a ‘sinfonia’, isso é, a fraternidade universal”, finaliza.

A 4° Conferência Internacional de Música é promovida pelo Pontifício Conselho da Cultura. Colaboram o Pontifício Instituto de Música Sacra e o Pontifício Instituto Litúrgico do Ateneu de Santo Anselmo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo