Dia da Fraternidade Humana

“Um mundo sem irmãos é um mundo de inimigos”, alerta Papa

Papa participou de evento virtual por ocasião do Dia Internacional da Fraternidade Humana, celebrado hoje

Julia Beck 
Da redação

Papa - mundo sem irmãos é mundo de inimigos

Papa durante evento on-line desta quinta-feira, 4, Dia Internacional da Fraternidade /Foto: Reprodução Vatican Media

“Um mundo sem irmãos é um mundo de inimigos”. Foi o que afirmou o Papa Francisco em evento virtual desta quinta-feira, 4, Dia Internacional da Fraternidade Humana.

Participaram do momento o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e o Grande Imã de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayyeb. Este último assinou, em Abu Dhabi, em 2019, o Documento sobre a Fraternidade Humana, juntamente com Francisco.

Leia também
.: Papa: esperar no diálogo um mundo de fraternidade e de paz

O Grande Imã de Al-Azhar foi citado pelo Pontífice em seu discurso. O Santo Padre afirmou que Al-Tayyeb o acompanhou nos muitos desafios na promoção da fraternidade. “Agradeço a companhia no caminho pela reflexão e elaboração do documento apresentado há dois anos”.

Sheikh Mohammed bin Zayed também foi lembrado por esforços, assim como o juiz Abdel Salam.  “Obrigado a todos por apostarem na fraternidade, porque a fraternidade é a nova fronteira da humanidade”, frisou.

Banir a indiferença e aceitar as diferenças

“Ou somos irmãos ou nos destruímos”, alertou o Papa. O Pontífice sublinhou que hoje a humanidade vive o tempo da indiferença e pediu o fim do descuido e do desprezo.

Se homens e mulheres não viverem como irmãos, o Santo Padre afirmou que a humanidade irá desmoronar. “É o desafio do nosso século, é o desafio dos nossos tempos”.

“Fraternidade significa uma mão estendida. Fraternidade significa respeito. Fraternidade significa ouvir com o coração aberto. Fraternidade significa firmeza nas próprias convicções”. – Papa Francisco

De acordo com Francisco, não há fraternidade se as pessoas negociarem suas crenças. O Pontífice destacou que todos são irmãos, mesmo com diferentes culturas, tradições, cidadanias.

É necessário respeitar as diferenças, defendeu o Papa, para que elas não sejam negociadas, e a fraternidade seja construída.

Irmãos ou inimigos?

Francisco apontou que o momento é de certezas, de ouvir e aceitar que um mundo sem irmãos é um mundo de inimigos. A escolha de homens e mulheres é: serem irmãos ou serem inimigos.

“A indiferença é uma forma sutil de inimizade. Não há necessidade de guerra para fazer inimigos. A negligência é o suficiente.”

O Santo Padre pediu que as pessoas olhem menos para o outro lado e se importem mais com o outro.  

Vencedores do Prêmio Zayed

Durante o evento on-line, o Pontífice parabenizou o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e Latifa Ibn Ziaten, ambos vencedores do Prêmio Zayed. A premiação independente e global busca encorajar e reconhecer aqueles que são uma inspiração para a criação de um mundo mais compreensivo, inclusivo e pacífico. 

Os vencedores foram selecionados por um júri independente. Pessoas de 30 países foram nomeados por líderes nas áreas governamentais, da cultura e da religião.

Latifah Ibn Ziaten é fundadora da Associação Imad para a Juventude e Paz. António Guterres é o nono Secretário-Geral da ONU e, durante o último ano marcado pela pandemia fez diversos apelos por “cessar-fogo global” em todos os cantos do mundo. 

Dia Internacional da Fraternidade Humana

Esta foi a primeira vez que o Dia Internacional da Fraternidade Humana foi celebrado. A data foi instituída pela ONU, considerando também o Documento sobre a Fraternidade Humana, assinado em 4 de fevereiro de 2019.

O documento foi assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, durante viagem do Pontífice a Abu Dhabi.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo