19 DE MARÇO

Devoção a São José dormindo é marcada pela confiança, diz padre

No dia em que a Igreja celebra São José, pai adotivo de Jesus e esposo da Virgem Maria, conheça devoção popularizada pelo Papa ao santo dormindo

Gabriel Fontana
Da Redação

Imagem de São José dormindo / Foto: Gabriel Fontana

O dia 19 de março é particularmente importante para o povo católico. Neste dia, é comemorado São José, pai adotivo de Jesus, esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja Universal. Com isso, é comum que os fiéis deste grande santo prestem homenagens durante a data.

Entre as formas de devoção, destaca-se uma que desperta a curiosidade de quem ainda não a conhece: a de São José dormindo. Ela é inspirada no trecho do Evangelho que narra o anúncio do nascimento de Cristo ao seu pai adotivo justamente enquanto dormia.

Após Maria ter concebido do Espírito Santo, José, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Contudo, ao repousar, um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e lhe disse que não temesse receber Maria como esposa, “pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo”. Desta forma, ao acordar, José agiu conforme o anjo lhe indicou (cf. Mt 1,18-25).

Simplicidade e confiança

Padre Moisés de Melo / Foto: Arquivo pessoal

O pároco da Paróquia São José, em São José de Ubá (RJ), padre Moisés de Melo, observa que a relação desse homem sonhador com Deus é baseada na simplicidade. “Diferente de outros personagens bíblicos que tiveram manifestações extraordinárias de Deus em suas vidas, São José nos mostra alguém que, com muita simplicidade, é capaz de compreender os sinais de Deus em mecanismos tão ordinários como um sonho”, comenta, acrescentando que ele ensina ainda a procurar o sentido da fé nas coisas do cotidiano, sabendo que Deus pode falar aos Seus filhos de muitas maneiras.

Em relação à devoção a São José dormindo, o sacerdote indica que ela se popularizou por meio do Papa Francisco. Em 2015, durante sua Viagem Apostólica às Filipinas, o Pontífice revelou que tem em seu escritório uma pequena imagem do pai nutrício de Jesus repousando. “Ele disse que, quando tem um problema ou uma dificuldade, escreve num papelzinho e coloca debaixo da imagem do santo, para que ele sonhe sobre isso”, recorda.

E é justamente essa confiança na proteção de São José a principal característica dessa devoção, aponta padre Moisés. Ele lembra que, quando se tem algum problema ou se está diante de alguma situação difícil, é comum perder o sono. “São José, mesmo diante das dificuldades que passava, simplesmente repousa. Isso é um sinal de confiança, e, neste sono, por meio de um sonho, Deus lhe revela a sua vontade”, pontua.

Veja também
.: Cidade constrói capela com imagem de São José em tamanho natural

“Assim também nós, que somos inspirados na confiança de São José e a exemplo do Papa, colocamos nossos pedidos debaixo da imagem do santo dormindo e invocamos a sua intercessão sobre aquela determinada situação. Quando fazemos isso podemos ficar tranquilos, pois ele estará com certeza, intercedendo por nós”, expressa o religioso.

Testemunho

Moradora de Londrina (PR), Rita de Cassia Pinheiro é testemunha da intercessão de São José. Ela conta que conheceu a devoção ao santo dormindo por meio do padre Reginaldo Manzotti e do Papa Francisco, e passou a rezar o terço de São José todos os dias, aprofundando-se cada vez mais nesta espiritualidade.

Rita partilha que sua família, em um dado momento, passou por algumas dificuldades financeiras. Seu esposo, Fernando, trabalhava em uma empresa cuja remuneração já não era suficiente para sustentar a família. Por conta disso, decidiu deixar o emprego e trabalhar por conta própria. Contudo, não tinha um carro para conseguir se deslocar para atender seus clientes e carregar suas ferramentas.

Rita de Cassia junto ao esposo, Fernando, e aos filhos / Foto: Arquivo pessoal

Foi neste período que Rita conheceu a devoção, ao ouvir o padre Reginaldo Manzotti falando sobre São José dormindo. Ela relata que adquiriu uma imagem, escreveu seu pedido em um papel, e rezou ao esposo de Nossa Senhora, rogando que ele sonhasse com o problema que havia lhe entregado.

“Senti que eu precisava propagar esta devoção”

Uma vez que não tinham dinheiro, Rita pediu que encontrassem um carro à venda com condições acessíveis de pagamento, para que o pagassem com o seu próprio esforço e trabalho. “Em três dias, apareceu um conhecido vendendo um carro nas condições em que estávamos procurando. Conseguimos o carro e começamos a trabalhar por conta, abrimos uma empresa e hoje temos vários clientes”, explica a devota.

Diante da graça alcançada, Rita compreendeu que precisava testemunhar o que havia acontecido em sua vida. Por conta disso, criou uma página em diferentes redes sociais para espalhar a devoção. “Já enviei muitas imagens para fora do meu estado, para várias pessoas que me pediam com tanta fé de que iriam conseguir uma graça assim como eu”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo