DEVOÇÃO

Começam os festejos de Nossa Senhora do Carmo em todo o país

Celebrada no dia 16 de julho, devoção à aparição da Virgem Maria no Carmelo é uma das mais populares do país; novena começa nesta sexta-feira, 7

Da Redação, com Província Carmelitana Fluminense

Imagem de Nossa Senhora do Carmo na Basílica dedicada a ela, em S~~ao Paulo (SP) / Foto: Basílica de Nossa Senhora do Carmo

No próximo dia 16 será comemorada Nossa Senhora do Carmo. Tendo o escapulário como principal símbolo, esta é uma das devoções mais populares do Brasil, e diversas paróquias e igrejas por todo o país celebrarão a sua festa. Os festejos começam nesta sexta-feira, 7, quando é iniciada a novena.

Os principais responsáveis por esta celebração são os frades carmelitas da Província Carmelitana Fluminense. Durante este período, eles levam a mensagem deixada pela “Flor do Carmelo” às famílias.

O Prior Provincial da Província Carmelitana Fluminense, Frei Adailson dos Santos, O. Carm, reflete sobre a apresentação dessa espiritualidade. “Vivemos em um mundo marcado profundamente pelo individualismo, a nossa espiritualidade nos convida a vivermos a dimensão da fraternidade. (…) Que este tempo seja de graça, um tempo profundo de reflexão, e ao mesmo tempo de vivência, prática da nossa espiritualidade”, exorta.

Aparição de Nossa Senhora do Carmo

É relatado que Nossa Senhora do Carmo presenteou a Igreja com o santo escapulário, entregue à ordem do Carmo em 1251, quando ela apareceu a São Simão Stock. Sinal de devoção mariana, o escapulário ganhou a devoção de multidões e representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.

Além disso, Nossa Senhora do Carmo fez uma promessa aos carmelitas. Ao entregar o escapulário, ela declarou: “Receba, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

A Virgem Maria também prometeu que livraria do purgatório todos os que tivessem recebido a imposição do escapulário e vivessem piedosamente esta devoção até o dia da sua morte, logo no primeiro sábado após seu falecimento. Essa promessa é conhecida como privilégio sabatino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo