15 a 17 de setembro

Acampamento Terço dos Homens abordará temática da conversão

Pregadores comentam sobre o Acampamento Terço dos Homens que começa nesta sexta-feira, 15, e a devoção em que os homens se reúnem para se fortalecerem na fé

Huanna Cruz
Da Redação

Foto:  Arquivo Canção Nova

A Comunidade Canção Nova realizará, de 15 a 17 de setembro, em sua sede, na cidade de Cachoeira Paulista (SP), o Acampamento Terço dos Homens. Com o tema “Em Cristo: Conversão, Comunhão e Renovação”, a conversão, processo de transformação interior que aproxima do amor de Deus, será explorada nas pregações e orações.

O evento tem como objetivo reunir todos os grupos do Terço dos Homens distribuídos por todo o Brasil e que, com a oração do rosário, vêm transformando vidas. Unidos na oração, os homens se reúnem para se fortalecerem na fé por meio da devoção do Santo Terço.

O assessor eclesiástico do Terço dos Homens da arquidiocese do Rio de Janeiro, da Paróquia São Rafael Arcanjo, Diácono Melquisedec Rocha, afirma que está envolvido com o movimento do Terço dos Homens na Arquidiocese desde o seu nascimento. Ressalta que teve a honra de organizar o movimento, pois os grupos se reuniam sem possuir uma organização e vinculação com as diretrizes da arquidiocese. Foi convidado pelo Cardeal para estruturar e por isso exerceu durante um período a função de coordenador arquidiocesano. “Depois que estruturamos o movimento com as respectivas coordenações, passei a ser o diretor espiritual do movimento, atribuição esta que permanece até hoje. Além disso, conduzo o grupo do Terço dos Homens de minha paróquia”.

Em Cristo: Conversão, Comunhão e Renovação

Segundo o coordenador dos eventos internos da Canção Nova, Paulo César Moreira Santos, a escolha do tema, “Em Cristo: Conversão, Comunhão e Renovação”, foi apoiada através de escuta de Deus. E quem trouxe essa inspiração foi o padre Vandemir Jozoé Meister (Assessor Nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha). Embora ele não estará neste ano no Acampamento, por motivos de compromissos em sua congregação, já esteve em outras edições e fez questão de dar o seu apoio mais uma vez.

Para o Diácono Melquisedec, o tema é oportuno, pois reflete o desejo do Senhor. “Somos chamados a uma conversão diária como resposta a tão grande Amor”.

O missionário da Comunidade Canção Nova, Flávio Pinheiro, também participará do evento. Ele afirma que o tema escolhido para este ano é especial porque essas três palavras são muito presentes na vida daqueles que também acompanham o movimento do Terço dos Homens. Como exemplo, ele lembra que em vários grupos do Terço dos Homens se escutam histórias muito fortes de conversão de homens que sequer rezavam uma Ave Maria e hoje rezam o terço.

Depois vem a questão da comunhão: a Igreja que une os homens para rezar pelas causas da Igreja, pelas causas particulares, pelas causas da Igreja local onde esses homens frequentam. Isso diz também de sinodalidade, uma palavra tão atual na Igreja, para que se possa caminhar juntos.

E, por fim, Flávio fala sobre a Renovação: “nós sabemos que a missão é exigente”, pontua. Segundo ele, a missão exige uma constância, uma perseverança e uma renovação em Cristo. “Ter comunhão com Cristo, se converter a Cristo, essa é a proposta por isso esse tema representa o impulso para o movimento do Terço dos Homens.”

Expectativa

Paulo César afirma que a expectativa para o evento é de um grande público masculino, de homens de oração, que podem ser chamados de um “exército de Maria”. Ele explica que a proposta é mostrar que a vida de oração não é apenas para mulheres, como muitos pensam. O homem também é chamado a viver uma busca de intimidade com Deus e Nossa Senhora e são muitos pelo Brasil e mundo que fazem essa experiência e mudam suas vidas. 

Quem também tem grande expectativa é o missionário Sandro Arquejada, que também está no elenco da programação. “Eu espero que os homens venham ou acompanhem de casa, mas que realmente o Espírito Santo atinja os corações. A proposta desse Acampamento de conversão e comunhão com Jesus Cristo, que haja realmente Deus tocando nos corações para que os homens estejam preparados para essa guerra espiritual que nós vivemos contra a família, contra os valores, contra tanta coisa que a gente vai vendo hoje e o homem como cabeça da casa, cabeça da sua família, ele encabeça também essa luta espiritual. Espero que os homens saiam daqui convertidos, cada vez mais em comunhão com Jesus Cristo para enfrentar essas lutas”. 

Programação

O Acampamento terá diversos momentos: orações, pregações, adoração, Santa Missa. Na sexta-feira, 15, às 21h, haverá show com Eros Biondini. No sábado, 16, a oração do Santo Terço direto do Santuário do Pai das Misericórdias às 17h30 e uma noite oracional com o padre Reginaldo Manzotti.  Nas pregações, Diácono Melquisedec Rocha, Flávio Pinheiro, Sandro Arquejada, José Paulo Pereira, padre Sandro Magalhães e padre Reginaldo Manzotti. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo