Prestes a ser canonizado, mãe de Carlo Acutis fala sobre sua maternidade e da fé que levou o filho a se tornar um exemplo de santidade à juventude contemporânea
Fernanda Lima
Com colaboração de Nubia Tatiele
Conhecido como o “influenciador de Deus”, Carlo Acutis testemunhou em vida uma estreita união com Deus que resultou em sua santidade. Antonia Salzani, mãe do jovem Carlo, partilhou alguns detalhes de sua maternidade e se dirigiu às mães que sofrem com a morte dos seus filhos.
“É preciso ter fé”
“Os filhos estão no Paraíso! Não tenham medo, mas confiem no Senhor. A morte não estava no plano da santíssima eternidade. Entrou a causa do pecado, mas Deus escreveu uma nova história e nos salvou. É preciso ter fé! “, disse Antonia.
A mãe do jovem Carlo também falou sobre os diversos sinais que experimentou em relação ao filho e destacou o que pensa sobre a eternidade. “A coisa mais bela que remete a Carlo é a verdadeira passagem da vida pela morte. Se tenho medo da morte não tenho fé”, exaltou.
Viver cada dia como se fosse o último
Antônia recordou a concepção que Carlo tinha sobre a vida e a fé. Para o jovem, era preciso viver cada dia como se fosse o último.
“Carlo disse uma coisa: ‘Temos que temer o pecado e temos que viver cada dia como se fosse o último’ e não ter medo da morte. Quem tem medo não tem fé. Então, devemos nos perguntar: por que tenho medo? Tenho confiança em Deus e no Evangelho, não tenho? Não temos que temer a morte, somente o pecado”, ponderou.
Conheça a história de Carlo
Nascido em 3 de maio de 1991 e falecido em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos de idade, Carlo ficou conhecido como o “padroeiro da internet” e foi um grande propagador dos milagres eucarísticos. Beatificado, em 10 de outubro de 2020, após o reconhecimento de um milagre ocorrido em Campo Grande (MS), o jovem Carlo Acutis ganhou o mundo com seu testemunho de vida e santidade.
Segundo o postulador de sua causa de beatificação, Nicola Gori, jornalista do L’Osservatore Romano, Carlo foi sempre um jovem comum, com hábitos semelhantes aos seus pares. Amava estudar, jogar futebol e estar com os outros. “Ele descobriu um grande amigo, Jesus! E esse precioso tesouro queria compartilhá-lo com todos, tornando-se assim um apóstolo. Como? Por meio do que mais gostava: tecnologia da informação”, disse Gori.
Além da Igreja, Carlo Acutis gostava de computadores e tinha um conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade. O jovem italiano conseguiu unir as duas paixões ao criar um site dedicado à catalogação cuidadosa de milagres, que também era dedicado a evangelizar — façanha que lhe rendeu o título de “padroeiro da internet”.
Rumo à canonização
Nesta quinta, 23, o Papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a Acutis. Essa atribuição significa que ele pode agora ser elevado à santidade. O Vaticano, porém, ainda não decidiu quando isso será.
O Pontífice ainda convocou um Consistório (encontro com cardeais) que definirá os termos para a canonização de quatro beatos, incluindo o “influencer de Deus”. Devido ao seu importante papel na evangelização pela internet, Acutis foi nomeado patrono da Jornada Mundial da Juventude do ano passado, em Lisboa.