Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, desabou, causando uma morte e deixando seis pessoas feridas
Da Redação, com CNBB e arquidiocese de Salvador
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota em solidariedade às vítimas do desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador (BA) nesta quarta-feira, 5. A presidência da CNBB está em Roma, cumprindo agenda de audiências na Santa Sé.
Os bispos expressam sua solidariedade nesse momento de dor unindo-se a todos em oração, especialmente às vítimas, pedindo a Deus força, consolo e esperança. “Que a fé que sustenta essa comunidade seja também fonte de consolo e renovação. Que Nossa Senhora e São Francisco, intercedam por todos, fortalecendo-os no amor e na fraternidade.”
A nota é assinada pelo presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, pelo 1º vice-presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva, pelo 2º vice-presidente, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, e pelo secretário-geral, Dom Ricardo Hoepers.
Pesar da arquidiocese
A arquidiocese de Salvador também se manifestou por meio de sua assessoria de comunicação. Uma nota emitida também ontem, 5, lamenta o acidente e expressa sua solidariedade com a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Ordem dos Frades Menores, OFM, com as vítimas e suas famílias. “Rogamos a Deus, de modo especial, consolo para a família enlutada e a plena recuperação dos feridos.”, expressa a nota.
“O patrimônio histórico ora afetado é de valor inestimável para a humanidade – Patrimônio Mundial pela UNESCO, para o Brasil e para a Igreja. Testemunho da fé de um povo e dos Frades Franciscanos Menores, em particular, que por mais de três séculos se empenham na preservação desta obra nascida da fé. “Peregrinos de esperança”, sigamos em frente confiando no Senhor que caminha conosco e solidários com os que mais sofrem.”, acrescenta.
O acidente
Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como igreja do ouro, desabou na tarde desta quarta-feira, 5, por volta das 14h30. Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas. A vítima fatal foi a jovem turista de 26 anos, Giulia Panchoni Righetto, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Policiais militares isolaram a área e a igreja foi interditada pela Defesa Civil. O caso vai ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de Salvador.