Dia da Justiça

Cristãos indianos recordam e homenageiam o padre Stan Swamy

Indianos cristãos e de outras comunidades de fé prestaram homenagem ao padre Stan Swamy, que foi preso em outubro passado e faleceu em 5 de julho

Da Redação, com Agência Fides

Cidadãos indianos de religião cristã e de outras comunidades de fé recordaram e fizeram uma grande homenagem ao padre Stan Swamy. Celebrou-se nesta quarta-feira, 28, o Dia Nacional da Justiça.

O jesuíta defensor dos indígenas foi preso em outubro de 2020 com falsas acusações de sedição. Ele faleceu em 5 de julho passado em um hospital de Mumbai, em estado de detenção, aguardando julgamento. Padre Swamy passou mais de 35 anos trabalhando pela justiça e o bem-estar dos tribais de Jharkhand, na Índia oriental.

O convite a celebrar o “Dia Nacional da justiça” partiu do padre Stanislaus D’Souza SJ, presidente da Conferência dos Jesuítas da Ásia meridional. O convite foi estendido às organizações da sociedade civil.

“Devemos respeitar profundamente o padre Stan Swamy e levar adiante o seu legado. A sua morte não é o fim, mas um momento de despertar no caminho para afirmar a nossa fé na Constituição do nosso país”, disse o sacerdote em nota.

Padre Swamy: ícone de justiça para os marginalizados

Segundo o jesuíta, padre Swamy figura hoje como um ícone de justiça para os marginalizados. Sua morte ressurgiu no coração de muitos como uma figura em quem se inspirar. “Através do seu acompanhamento permanente dos adivasis, dos dalits e das comunidades marginalizadas e com o seu martírio, deu-nos um novo mandato ético para sermos compassivos, para sermos a voz dos sem voz e defensores dos direitos humanos, dizendo a verdade ao poder”.

O Dia foi celebrado em diversas dioceses da Índia. Seguindo as normas de prevenção da covid-19, diversos leigos, sacerdotes e religiosas participaram de uma marcha silenciosa com velas, organizada no estado de Madya Pradesh, para protestar contra a injustiça sofrida pelo padre Swamy.

“Os jesuítas em todo o país, junto aos seus colaboradores, celebraram o ‘Dia nacional da justiça’ pedindo justiça e estendendo a sua solidariedade àqueles prisioneiros inocentes sob processo ou presos sem culpa alguma”, relata à Agência Fides o padre Vinod Soreng, jesuíta e professor de Filosofia.

O Dia nacional da justiça “deve manter vivo nos nossos corações o desejo de trabalhar pelos pobres e marginalizados”. Quem afirmou foi o arcebispo de Mumbai, Cardeal Oswald Gracias, presidente da Conferência Episcopal Indiana, que acolheu a proposta dos jesuítas.

A data de ontem se tornou um grande tributo ao padre Swamy, que faleceu aos 84 anos. Ele passou 38 dias hospitalizado levado da prisão de Taloja e doente de covid. Foi preso em 8 de outubro passado pela National Investigation Agency (Agência Nacional de Investigação, em tradução livre) a força-tarefa antiterrorismo da Índia, por supostas atividades terroristas.

As condições de saúde do sacerdote pioraram rapidamente na prisão e depois ele teve covid-19. Já idoso e debilitado, acabou falecendo no último dia 5 de julho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo