Inauguração da cripta da Catedral de Londrina acontece nesta sexta-feira, 19, dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade e da Arquidiocese de Londrina
Da redação, com Catedral de Londrina
Nesta sexta-feira, 19, dia em que a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus – padroeiro da cidade e da Arquidiocese de Londrina –, será inaugurada a nova cripta da Catedral de Londrina. Uma cripta é construída, historicamente, no subterrâneo de uma igreja, embaixo do altar, e abriga os restos mortais dos arcebispos, bispos e presbíteros de uma Igreja particular. No local, atualmente, estão enterrados Dom Geraldo Fernandes Bijos e Dom Albano Bortoletto Cavallin. No futuro, receberá também os arcebispos que falecerem exercendo seu ministério na Arquidiocese de Londrina ou os que manifestarem o desejo de ali serem sepultados.
“Em grandes linhas, a cripta é um cemitério, mas para nós é um cemitério muito especial, porque ali, por enquanto, estão dois dos nossos apóstolos. O primeiro apóstolo desta região, que foi Dom Geraldo Fernandes Bijos; e o terceiro apóstolo desta região, que foi Dom Albano Cavallin”, explica o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz. O corpo de dom Geraldo Fernandes, primeiro bispo e arcebispo de Londrina, que estava sepultado do lado do presbitério da Catedral, foi transferido para a nova cripta no dia 4 de junho, com a presença do arcebispo, do pároco, padre Rafael Solano e do vigário, padre Emanuel de Paula.
A ideia fundamental da cripta construída embaixo do altar, ou o altar construído sobre a cripta, é que os cristãos celebrem a Eucaristia inseridos no mistério de Cristo, no qual estão colocadas as vidas dos santos e mártires. “A cripta da Catedral de Londrina também tem esse sentido, porque está colocada justamente embaixo do altar, onde nós celebramos o mistério de Cristo e celebramos fazendo memória daqueles que fizeram conhecer esse mistério através do seu trabalho”, afirma Dom Geremias.
Padre Rafael Solano, pároco da Catedral, destaca também que a cripta testemunha aqueles que precederam na fé: “Por trás de cada uma dessas figuras reside toda uma experiência missionária, sacerdotal, ecumênica, laical, enfim, um caminho belíssimo, imagina cada arcebispo tudo o que significou sua vida terrena quando Deus o permitiu estar à frente de uma igreja particular, é um presente de Deus, então vir até a cripta é também recuperar a história, a história de uma Igreja que sempre está a caminho”.
Espaço arquitetônico
A reforma da cripta foi assinada pela arquiteta Marilu Fantin, como parte de um projeto amplo que incluirá a reforma da capela e da própria Catedral, com o objetivo de adequá-la às exigências litúrgicas. A arquiteta recebeu a missão de fazer da antiga cripta um local aconchegante, de fácil acesso e digno dos arcebispos que passaram por Londrina. A realização contou com a colaboração de doadores e benfeitores, não só de pessoas que têm uma relação com a Igreja de Londrina, mas também com os arcebispos desta arquidiocese.
Segundo Marilu, a primeira exigência para a reforma foi integrar a Catedral com a cripta. Para isso, uma escada foi projetada do lado do presbitério, onde se encontrava o túmulo de Dom Geraldo, ligando a igreja ao piso inferior. Ao lado da cripta foi construído um espaço para recolhimento pessoal, oração e pequenas celebrações, com um altar no formato quadrado, que representa a perfeição de Deus em toda sua criação. Esse espaço é decorado com uma cruz e a imagem de Nossa Senhora das Dores, que, em 1942, esteve na primeira igreja de Londrina.
Inauguração
A inauguração da cripta contará com uma cerimônia com número reduzido de pessoas, respeitando as normas da vigilância sanitária para a pandemia e transmissão on-line. A cerimônia será presidida, às 9h, por Dom Geremias Steinmetz e contará com um pronunciamento do monsenhor Bernard Gafá, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, que veio a Londrina por convite do falecido Dom Geraldo Fernandes. As celebrações serão transmitidas pelo Facebook da Arquidiocese de Londrina e da Catedral (@arqlondrina e @catedrallondrinaPR), canais do Youtube da Arquidiocese e da Catedral de Londrina, e pela Rádio Alvorada FM 106.3.