Comissão

Covid-19, crise alimentar e ecologia integral: a ação da Igreja

Conferência de imprensa sobre o trabalho da Comissão Covid-19 no Vaticano aconteceu neste sábado, 16

Da redação, com Vatican News

Iniciada como um problema de saúde, a pandemia de Covid-19 superou drasticamente o equilíbrio, os aspectos e as áreas da existência humana. Da economia ao estilo de vida, da segurança alimentar à pesquisa, da política ao papel principal da inteligência artificial e além.

Por esse motivo, o cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço Integral de Desenvolvimento Humano, abriu seu discurso na conferência da manhã deste sábado, 16, destacando o mandato do novo Dicastério e a atualidade da Encíclica do Papa Francisco . “Tema de Laudato Si ‘ foi o clamor da criação”, disse o prefeito, “mas, hoje, com a pandemia, é o clamor do povo. A atenção deve estar focada na vulnerabilidade das pessoas. Um terço dos mortos pertence às minorias étnicas, pessoas pobres que não têm garantia. “Você precisa ouvir o clamor deles”.

A crise como uma oportunidade

Um grande desafio é o da pandemia que, além de ser um grave problema global, pode se tornar uma “oportunidade para imaginar um futuro melhor”, graças também a uma série de colaborações virtuosas. Ainda com o apoio e a aprovação do Papa, explicou o prefeito, o Dicastério criou “uma Comissão do Vaticano Covid-19. Com a colaboração entre outros da Caritas Internationalis e outros departamentos da Cúria Romana, como o Dicastério de Comunicação e a Segunda Seção da Secretaria de Estado, esta Comissão lida com a incidência de Covid-19 no mundo.

O trabalho e os objetivos da Comissão Covid-19

A organização dessa nova realidade inclui cinco grupos de trabalho. Um primeiro grupo se dirige às igrejas locais para ouvir suas experiências, sempre se referindo à crise que explodiu com a pandemia, para ver como intervir para fortalecê-las e torná-las arquitetas de soluções. Incentivar o uso das redes Caritas é outro objetivo importante.

Um segundo grupo de trabalho, em colaboração com a Academia Potifícia para a Vida e a Pontifícia Academia das Ciências, e com as várias organizações que colaboram com o Dicastério, realiza pesquisas e estudos interdisciplinares sobre questões relacionadas à pandemia, reflete sobre uma sociedade e um mundo pós-Covid-19, especialmente nas áreas de ecologia, economia, emprego, saúde, política e governo, comunicação e segurança, enquanto formulava novos caminhos.

Um terceiro grupo, coordenado pelo Departamento de Comunicação, organiza estratégias de comunicação para informar sobre as atividades dos grupos de trabalho e promover a comunicação entre as Igrejas locais. O objetivo é responder com autenticidade e credibilidade às perspectivas futuras.

Um quarto grupo, coordenado pela segunda Seção para as relações com os Estados da Secretaria de Estado, trata das atividades da Santa Sé e das relações com os Estados e as organizações intergovernamentais com o objetivo de promover e compartilhar dados para atividades multilaterais.

O quinto e último grupo de trabalho é responsável pela captação de recursos para permitir à Comissão apoiar as atividades das igrejas locais, organizações católicas, bem como suas atividades de pesquisa, análise de dados e comunicação.

As fraquezas que surgiram na pandemia

Os diferentes tipos de vulnerabilidades são os pontos destacados pelo Secretário do Departamento de Serviço Integral de Desenvolvimento Humano, Monsenhor Bruno Marie Duffé, neste contexto particular:

“Nossa vulnerabilidade física e social: não podemos – diz monsenhor Duffé – continuar acreditando que somos todos poderosos e imunes a convulsões naturais e climáticas. Nossa vulnerabilidade política e ideológica: a pandemia destacou nosso déficit de pensamento, a antecipação das crises e o déficit de investimentos em equipamentos e prevenção de saúde. Por fim, nossa fragilidade também é econômica: hoje – ele destaca – redescobrimos que saúde e solidariedade são condições e pilares indispensáveis ​​de nossa economia “.

Três urgências para uma única família humana

Ainda nesta experiência, Monsenhor Duffé distingue três urgências para que ninguém seja esquecido, demonstrando que “somos uma família humana”:

“Compartilhe nossos meios para salvar vidas, sem qualquer discriminação; expandir projetos conjuntos de assistência e conceder ajuda a países e comunidades locais em dificuldade e, finalmente, identificar quais modelos e processos econômicos queremos implementar neste contexto de medo e conflitos de interesse “.

O desafio, explica o arcebispo Duffé, é estar presente para os necessitados, “transformar o medo em esperança e fraternidade, através de uma conversão”.

Os povos da Amazônia, não os invisíveis

O secretário do Dicastério apresenta a situação específica da Amazônia. Trinta e três são as pessoas dessa área afetadas por Covid – 19. “Atenção aos pobres não é uma teoria – ele explica – com o grupo de ação e reflexão que precisamos pressionar os atores do Brasil e de todos os países que têm responsabilidade”:

“A missão da Igreja – ele diz – é enviar continuamente mensagens para falar sobre os mais pobres e seus sofrimentos. Neste momento, estamos pedindo uma conversão de políticas e relações entre países “.

A missão da Igreja: acompanhar com esperança

A partir dessas premissas e necessidades, conclui o secretário do Dicastério, que a missão da Igreja é, antes de tudo, “escutar e acompanhar as pessoas em seus sofrimentos”, mas, ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre o vínculo entre a dimensão crise ecológica, econômica e social, porque tudo está conectado “. Conseqüentemente, também “apóia novas opções para o cuidado da natureza, da biodiversidade e da humanidade”. Último aspecto, e não menos importante, “oferecer esperança, porque – ele conclui – acreditamos, como Jesus Cristo nos mostrou, que a vida é mais forte que a morte “.

O problema da fome e da pandemia

Em vez disso, o discurso do Rev. Augusto Zampini-Davies, vice-secretário do Departamento de Serviço Integral de Desenvolvimento Humano, referiu-se aos poucos progressos realizados no mundo e à crise alimentar, como o causado pela pandemia desastrosa e internacional. “As conseqüências socioeconômicas crescem desproporcionalmente – ele sublinha – e até catastróficas” a tal ponto que questões e conflitos socioeconômicos “podem piorar”. Entre os aspectos da crise que avança, Zampini-Davies, lembrou os dados do Programa Mundial de Alimentos da ONU, que registra 370 milhões de crianças que correm o risco de perder a merenda escolar devido ao fechamento das escolas e às questões climáticas, que continuam interromper a produção de alimentos e agricultura. No entanto, diz o secretário assistente, é possível uma mudança de rumo:

“Como lembra Laudato Si, é hora de uma conversão ecológica profunda e global, que pode nos inspirar a uma maior criatividade e entusiasmo”.

O que fazer globalmente?

Entre as soluções propostas para intervir em todo o mundo, a de não pilhar os recursos disponíveis, além de apoiar políticas que atendam à emergência climática. Também é necessário solicitar o compromisso e o interesse de cidadãos individuais, “de pessoas comuns”. De fato, Zampini-Davies sugere:

“Para começar a mudar nossa dieta, comer alimentos sazonais e evitar produtos altamente poluentes. Covid-19 mostrou que não precisamos de tantas coisas quanto pensamos. Podemos ser mais com menos. “

Caritas internationalis: solidariedade é o clamor do momento

“A Caritas Internationalis está na linha de frente da resposta ao Covid-19 desde o início e seus membros intensificaram suas ações adaptando alguns dos programas em andamento para atender às necessidades em rápida expansão”. Assim começou o relatório de Aloysius John, Secretário Geral da Caritas Internationalis.

De acordo com o apelo do Papa, a Caritas Internationalis está de fato trabalhando em estreita colaboração com o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, precisamente para criar o fundo de Resposta Covid-19:

“Até agora, 32 projetos foram recebidos e 14 já foram aprovados e financiados. Quaisquer outros projetos aprovados serão financiados quando novas contribuições tornarem isso possível. Graças a esses projetos, muitas famílias são ajudadas com assistência alimentar básica, kits de higiene, itens como sabão, fraldas e dinheiro para subsidiar o aluguel e outras necessidades urgentes. A sensibilização também é uma ação crucial para prevenção e mitigação de vírus. A Caritas fornece às pessoas em risco informações confiáveis ​​sobre a pandemia e como as comunidades podem se proteger e a outras pessoas “.

Ajuda no mundo

Novamente, de acordo com o Secretário, através do Fundo de Resposta Covid-19, a Caritas Internationalis está ajudando mais de 7,8 milhões de pessoas em 14 países, incluindo Equador, Índia, Palestina, Bangladesh, Líbano e Burkina Faso. Além do Fundo de Resposta COVID-19, os mecanismos internos de solidariedade já foram ativados na Confederação. O apoio oferecido pela Caritas nacional a outros Caritas nacionais e parceiros locais está ajudando 1,9 milhão de beneficiários, financiando programas que totalizam mais de 9 milhões de euros em diferentes partes do mundo.

A tragédia Covid -19 e Laudato Si’

A pandemia, Aloysius John continuou, “destacou com muita força o que Laudato Sì enfatiza: uma crise global, transversal e sistêmica. Assim, inspirada pelo apelo do papa para responder com rapidez e agilidade às enormes e novas necessidades criadas por Covid-19, a Caritas já está ajudando quase dez milhões de pessoas “.

O apelo à comunidade internacional

Uma dica final do Secretário da Caritas Internationalis diz respeito ao apelo feito à comunidade internacional quando toda a humanidade deve estar unida em solidariedade diante dessa trágica pandemia. Três pontos destacados:

“Eliminação de sanções econômicas ao Irã, Líbano, Síria, Líbia e Venezuela, para garantir ajuda à população afetada e que a Caritas, por meio da Igreja, possa continuar a desempenhar seu papel de apoiar os pobres e os mais vulneráveis; cancelamento da dívida dos países mais pobres ou pelo menos cancelamento de pagamentos de juros da dívida até 2020; ajuda internacional a países necessitados sem risco de desviar para outros fins “.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo