Internacional

Pandemia: É tempo de vigilância para a Europa, diz OMS

Diretor regional da OMS afirma que sistemas de saúde precisam ser reforçados

Da redação, com Reuters

Os países europeus precisam permanecer vigilantes e preparar seus sistemas de saúde caso o novo coronavírus se torne endêmico, disse a Organização Mundial da Saúde nesta quinta-feira,14.

Como muitas cidades começaram a diminuir as restrições de bloqueio, o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, alertou que os sistemas de saúde precisavam ser reforçados, pois o vírus poderia se tornar sazonal, como outros vírus do mesmo grupo.

“Não há tempo para comemoração, mas tempo para preparação”, disse ele, por meio do link de vídeo de Copenhague, durante uma entrevista virtual.

Ele pediu aos governos que escutassem o público e ajustassem suas medidas à medida que a “fadiga de emergência” estivesse se espalhando, enquanto pedia aos cidadãos que se comportassem com responsabilidade.

A Europa registrou 1,78 milhão de casos confirmados e 160.000 mortes, disse Kluge.

Rússia, Grã-Bretanha e Espanha ainda estão entre os 10 principais países que registram a maioria dos casos em todo o mundo nas últimas 24 horas, mas a principal preocupação está agora na parte oriental do continente, acrescentou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo