SANTA SÉ

Conselho de Cardeais inicia nova reunião nesta segunda-feira, 17

Santa Sé informou que organismo instituído pelo Papa Francisco reuniu-se sob presença do Pontífice; última reunião do Conselho havia sido em abril

Da Redação, com Vatican News

Última reunião do Conselho de Cardeais aconteceu em abril deste ano / Foto: Vatican Media/Abaca Press via Reuters

A Santa Sé informou que começou nesta segunda-feira, 17, mais uma reunião do Conselho de Cardeais, com a presença do Papa Francisco.

O grupo, conhecido como C9, foi instituído pelo Pontífice para ajudá-lo no projeto de reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja. Esta é a terceira reunião neste ano – anteriormente, o Conselho se reuniu em fevereiro e abril.

Na última sessão de trabalhos, estiveram entre os temas abordados a implementação da constituição apostólica Praedicate evangelium nas Cúrias diocesanas e os cenários de guerra nas diferentes partes do mundo, “particularmente no Oriente Médio e na Ucrânia”, com a esperança, por parte dos cardeais e do Papa, “de que os esforços para identificar caminhos de negociação e paz sejam aumentados”.

Sobre o C9

O Conselho de Cardeais foi instituído pelo Papa Francisco com o quirógrafo de 28 de setembro de 2013, com a tarefa de auxiliá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto para a revisão da Cúria Romana.

Após a renovação do organismo em 7 de março do ano passado, o C9 é composto pelos Cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa (RD Congo); Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim (Índia); Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (Estados Unidos); Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona (Espanha); Gérald Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá); Jean-Claude Hollerich, Arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia (Brasil). O secretário é o bispo titular de Cresima (Tunísia), Dom Marco Mellino.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo