Servo de Deus

Conheça história do Monsenhor Domingos, possível beato brasileiro

Fase diocesana do processo de beatificação do padre Domingos Evangelista termina amanhã; religioso se destacou por proporcionar a educação de crianças nascidas após a lei do ventre livre

Mauriceia Silva
Da Redação

Monsenhor Domingos Evangelista / Foto: Arquivo

A fase diocesana do processo de beatificação de Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro chegou ao fim. Neste sábado, 5, em ato público solene, todo o processo será entregue pela arquidiocese de Belo Horizonte ao Vaticano.  

O processo foi autorizado pelo Vaticano em 2018 e iniciou-se, então, a fase diocesana. Esta  envolveu as etapas de investigação histórica da vida, virtudes e missão do religioso.  

Para o postulador da Causa dos Santos, nomeado pelo Papa para coordenar a Postulação em todo o Brasil, Dr. Paolo Vilotta, a fase do inquérito diocesano é tempo de reunir todas as evidências que possam demonstrar este caminho de sua santidade. “Este momento, de nossa parte, é de coleta de evidências. Mas certamente da sua vida, dos documentos emerge o grande espírito evangélico do Servo de Deus”. 

O postulador explica que, posteriormente, começará a chamada fase romana. Esta envolve o estudo jurídico e depois, com o postulador, colaborador e orador, a elaboração da “positio” sobre a vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus.

Domingos Evangelista Pinheiro nasceu em Caeté (MG) em 21 de julho de 1843. Ele fundou a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, em 28 de agosto de 1892. Veio a falecer em 1924. 

Vida e Missão de Monsenhor Domingos Evangelista 

A missão de Monsenhor Domingos fez a diferença na vida das pessoas. Sua vida foi dedicada a espalhar o bem e aliviar sofrimentos. Preocupado com o futuro de sua missão de acolher e cuidar das crianças, contou com Deus e com a intercessão da Virgem Maria. 

Rapidamente foi procurado por doze jovens que se formaram professoras no Asilo São Luís, com o propósito de iniciar a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade e atuar com o trabalho em prol da saúde e educação de crianças. A Congregação tem dado continuidade à missão deixada pelo fundador, tendo em vista os ideais de igualdade e fraternidade que o conduziram.

Para a Madre Geral da Congregação, Irmã Teresa Cristina, Monsenhor Domingos acreditou que o acesso à educação transforma a vida das pessoas. “A Congregação das irmãs auxiliares de Nossa Senhora da Piedade é fruto da educação. É interessante que o legado que ele deixa é que a educação é para todos. É preciso investir em pessoas, e que não existe diferença entre elas na questão de raça porque só existe a raça humana”.

A religiosa destaca ainda o olhar que o sacerdote teve para a questão das mulheres. “Ele olhou de uma forma direcionada para aquelas que na época da lei do ventre livre, eram marginalizadas não tinha acesso à educação”. E curiosamente esse olhar que Monsenhor Domingos teve sobre a educação no século 19 é um tema que continua relevante nos dias de hoje. Inclusive, diz do tema da Campanha da Fraternidade 2022: “Fraternidade e educação”.

Palavra do arcebispo

Conhecido como o “Evangelista da Piedade”,  a sua história de vida atesta esse caminho de santidade que ele trilhou. Segundo o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Monsenhor Domingos testemunhou a fé cristã católica, dedicando grande parte do seu ministério ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

“Um guardião notável do Santuário, dedicado à espiritualidade mariana, ao fortalecimento da devoção à Santíssima Virgem Maria – Mãe da Piedade. Do seu coração missionário brotou a intuição profética de trabalhar para acolher crianças filhas de escravos, libertas pela Lei do Ventre Livre, para oferecê-las a oportunidade de estudar. Monsenhor Domingos foi, assim, um evangelizador à frente de seu tempo, dedicando-se à inclusão dos mais pobres pela educação”. 

O bispo ainda reforça a alegre expectativa de ter um santo que foi da região metropolitana de Belo Horizonte. “Guardamos no coração a expectativa de que sejam reconhecidas as virtudes heroicas de monsenhor Domingos, sacerdote de nosso clero diocesano a caminho da beatificação, mas sabemos que todo o processo é conduzido com muito cuidado, respeitando critérios teológico-pastorais que são essenciais”. 

Congregação em festa

As irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade comemoram a possibilidade de ter o fundador elevado aos altares. Este é o mesmo caminho pelo qual tem passado a Irmã Benigna, da mesma congregação, que no último dia 18 de fevereiro foi declarada Venerável pelo Papa Francisco

“A congregação está em festa, é tempo de bênção e de graça certamente. Celebrar o encerramento do processo diocesano do servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro é motivo de grande alegria. Saber que estamos encaminhando para Roma a vida dele, a obra, os seus feitos, as suas virtudes, é esse reconhecimento de que de fato ele é santo, ele é um homem de Deus”, concluiu a Madre Geral Teresa Cristina.

Sobre a celebração 

A missa deste sábado será às 11h no Recanto Monsenhor Domingos, no interior do Espaço São José. O ambiente é coberto, amplo e ventilado, observando assim os protocolos sanitários contra a covid-19. O Recanto é situado aos pés da Serra da Piedade, em Caeté (MG).

A celebração será presidida por Dom Walmor. Também estarão presentes a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, Madre Teresa Cristina Leite; o Postulador da Causa dos Santos enviado pelo Vaticano, Dr. Paolo Vilotta e demais autoridades civis e eclesiásticas estarão devidamente representadas.

Nesta solenidade, a congregação também comemorará a concessão do título de venerável à Irmã Benigna. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo