Jubileu

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil completa 70 anos de fundação

Fundada em 14 de outubro de 1952, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congrega os bispos da Igreja Católica no País

Huanna Cruz
Da Redação

Episcopado reunido na Assembleia Geral da CNBB em Aparecida em agosto de 2022 / Foto: Wesley Almeida

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 70 anos de fundação nesta sexta-feira, 14. Segundo o presidente da entidade, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, nesse aniversário, a CNBB é desafiada a ser marcadamente a expressão da comunhão e da colegialidade entre os pastores, em comunhão com o Papa Francisco, a serviço de uma Igreja Sinodal. 

A CNBB foi criada em 14 de outubro de 1952. A reunião de instalação da Conferência Episcopal foi realizada no palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, onde ocorreu também a eleição da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade, constituída por Dom Alfredo Vicente Scherer, Dom Mário de Miranda Vilas Boas e Dom Antônio Morais de Almeida Júnior.

Dom Helder Câmara, então bispo auxiliar do Rio de Janeiro e idealizador da conferência, foi designado secretário-geral, e o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então arcebispo de São Paulo, foi eleito o primeiro presidente da entidade, função que exerceu por dois mandatos.

Em 11 de abril de 1967, o vice-presidente da República, Pedro Aleixo, no exercício da Presidência da República – por causa de uma viagem do presidente Costa e Silva, assinou o decreto 60.581, declarando de utilidade pública a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na época, a CNBB tinha sede no Rio de Janeiro.

O ano jubilar, iniciado em 14 de outubro de 2021, segundo Dom Walmor, é uma oportunidade de aprofundar e ousar “novas respostas na tarefa de investir em uma Igreja sinodal, efetivamente de comunhão e participação, fecundos na missão”.

Para Dom Walmor, a comemoração dos 70 anos da CNBB é uma ocasião para a Igreja olhar a si mesma, revendo o passado, analisando o presente, planejando o futuro e reafirmando sua missão no Brasil.

Missão

A CNBB é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja Católica no País. A exemplo dos Apóstolos, conjuntamente e nos limites do direito, eles exercem funções pastorais em favor dos fiéis, procurando dinamizar a própria missão evangelizadora.

“Como Igreja no coração do mundo temos uma missão enorme de anunciar o Reino de Deus e de marcar a nossa sociedade brasileira, em tempos muitos difíceis, com o sabor do Evangelho de Jesus Cristo”, afirma Dom Walmor.

Episcopado Brasileiro

A Igreja no Brasil possui, atualmente, 318 bispos na ativa e 161 eméritos, totalizando 479 bispos. São membros da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam: bispos diocesanos, bispos auxiliares, bispos titulares e prelados das Igrejas orientais católicas.

Circunscrições eclesiásticas

A Igreja no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, ou seja, territórios ou “Igrejas Particulares” confiadas aos cuidados de um bispo. A circunscrição eclesiástica pode ser uma prelazia, uma diocese, arquidiocese, eparquia ou exarcado para fiéis de ritos específicos e também circunscrições que não têm uma limitação territorial, como a administração apostólica pessoal.

De acordo com as informações sistematizadas pela Secretaria Técnica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as circunscrições eclesiásticas estão divididas assim: 217 são dioceses, 45 arquidioceses, 8 prelazias, 3 eparquias, 1 exarcado, 1 rito próprio, 1 ordinariado militar, 1 administração apostólica pessoal e 1 arquieparquia. Cada uma delas conta com um bispo eleito pelo Papa para administrar o governo pastoral.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo