“Dante sem Esperança” será apresentado na Praça de São Pedro, em Roma, por iniciativa do Centro São Lourenço, administrado pela Comunidade Shalom
Da redação, com Comunidade Shalom
![](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2025/02/praca-sao-pedro-Foto-Arnold-Straub-na-Unsplash.jpg)
Estreia da peça “Dante sem esperança” será na Praça São Pedro, no Vaticano / Foto: Arnold Straub na Unsplash
Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, acontece o Jubileu dos Artistas, que reunirá, em Roma, muitos representantes da cultura e da arte de todo o mundo, inclusive membros da Comunidade Shalom. Entre os missionários da comunidade participarão do jubileu: Davidson Silva, Aryana Fideles, Neide Oliveira, Valentina Jovele entre outros.
Uma novidade é que a Comunidade Shalom fará a estreia de uma peça teatral chamada “Dante sem esperança”, que contará com atores de diferentes nacionalidades. A peça será apresentada no dia 15, às 15h, na Praça de São Pedro no Vaticano.
“Queremos transmitir uma mensagem de esperança por meio da arte, aproveitando a presença dos peregrinos e fiéis que se reunirão em Roma para o Jubileu. Será uma representação simples e respeitosa, com o objetivo de evangelizar por meio de uma linguagem artística e participativa”, enfatiza Fabiola Inzunza, missionária da Comunidade de Vida e responsável pelo Centro São Lourenço em Roma, administrado pela Shalom.
“Dante sem esperança”
O tema da representação é baseado no personagem Dante, que, jovem e confuso em seu exílio, vive um momento de intensa crise interior. Sozinho e solitário, ele encontra refúgio na arte e começa a escrever seus pensamentos, dando origem à Divina Comédia. Seus pensamentos ganham forma e expressão por meio da arte: dança, música, teatro e artes visuais. Dante interage e se relaciona com seus pensamentos artísticos.
Atores de diferentes nacionalidades participam da peça, atuando e cantando em vários idiomas. No final, Dante se encontra em frente ao Céu, onde encontra esperança. A peça é dividida em quatro cenas: introdução, Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada cena é acompanhada por um instrumento.