Arcebispo de Moscou anunciou a participação da comunidade católica no Terço desta terça-feira, 31; Russos poderão acompanhar a transmissão ao vivo na Catedral Mãe de Deus
Da redação, com Vatican News
“Convido todos os fiéis a rezarem juntos o Terço, aqui na Catedral, na terça-feira, 31, em comunhão com o Papa Francisco, na conclusão do mês de maio, que, como sabemos, é dedicado à Santíssima Virgem Maria. Unimo-nos ao Papa e, através dele, à Igreja no mundo inteiro, para implorar o dom da paz na Ucrânia e em todas as partes do mundo onde há conflitos que são muitas vezes esquecidos.”
Com estas palavras, o arcebispo metropolitano da Catedral Mãe de Deus em Moscou, na Rússia, Dom Paolo Pezzi, ao término da celebração da Solenidade da Ascensão, anunciou a participação da comunidade católica de Moscou no Terço que será rezado pelo Papa Francisco na conclusão do mês mariano.
Leia mais
.: Papa pede que os fiéis rezem um terço por dia pela paz
.: Rezar o Terço traz paz à Igreja e ao mundo, explica Papa Francisco
Os fiéis moscovitas poderão acompanhar a transmissão ao vivo do evento na própria Catedral. Em seguida, o arcebispo Pezzi presidirá a Celebração Eucarística, na qual eles rezarão pela paz.
Contribuição em solidariedade aos refugiados ucranianos
A Igreja católica na Rússia tem se mobilizado desde o início para ajudar os refugiados e todos aqueles que necessitam de ajuda devido à situação na Ucrânia. Para este fim, como se pode constatar no site oficial da Catedral, é possível fazer uma doação através de três canais diferentes.
A Caritas de Saratov (Diocese de São Clemente), que assiste diretamente os refugiados na região de Rostov; a Fundação Interreligiosa para a promoção de projetos humanitários (Mezreligioznyj Fond Sodejstvija Realizacii Sovmestnych Gumanitarnych Proektov); e a Arquidiocese da Mãe de Deus em Moscou, que envia os valores doadas diretamente para a Santa Sém, estão entre as instituições solidárias.
Católicos na Rússia representam menos de 1% da população
A Catedral católica de Moscou, dedicada à Imaculada Conceição de Maria, é um edifício neogótico construído no início do século XX. Como todos os outros edifícios utilizados para o culto em solo soviético, passou pelas várias etapas da história contemporânea da Igreja na Rússia.
Fechada em 1938, na época das chamadas grandes purgas estalinistas, foi profanada e utilizada pelo regime comunista como armazém e mercado, sendo depois restituída à Igreja católica após o colapso da URSS e reconsagrada em 2005. Atualmente, os católicos na Rússia representam menos de 1% da população total da Federação.