59ª AG CNBB

Comunhão, participação e missão são pilares da Igreja, diz bispo

Dom Joaquim Mol preside a Comissão da CNBB para a Comunicação Social e comenta o tema da 59ª Assembleia Geral da entidade

Huanna Cruz
Enviada a Aparecida (SP)

Dom Joaquim Mol / Foto: Wesley Almeida

“Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão” é o tema central da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta segunda fase da reunião acontece em Aparecida (SP) e conta com a presença de mais de 300 participantes, entre cardeais, arcebispos e bispos.

Acesse
.: Notícias sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

A temática é a mesma da 16ªAssembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Sínodo 2023, convocado pelo Papa Francisco. Também está relacionada às celebrações dos 70 anos de criação da CNBB. A escolha se deu em razão de buscar um alinhamento e atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019-2023) da Igreja no Brasil à luz dos caminhos da Igreja que serão propostos pelo Sínodo 2023.

Nesta segunda fase (a primeira foi on-line de 25 a 29 de abril passado), além do aprofundamento do Tema Central, propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) serão feitas rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023. As DGAE serão renovadas nesta próxima edição da reunião.

Comunhão, participação e missão

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social, Dom Joaquim Mol, são as diretrizes que dão o rumo da Igreja no Brasil. “O que nós vamos fazer: nós não vamos fazer novas diretrizes, totalmente novas, porque nós estamos com o Sínodo em andamento e é um Sínodo crucial, importantíssimo. Talvez a marca mais importante do Papa Francisco seja a Sinodalidade. Portanto, nós vamos inserir nas diretrizes aspectos da sinodalidade aguardando as conclusões finais para depois fazermos as diretrizes completamente novas”, afirmou.

O bispo informou que, nesta Assembleia serão definidas as modificações das diretrizes, mas aquelas totalmente novas, só depois do Sínodo. “Comunhão, participação e missão são três pilares que sustentam a Igreja e é o subtítulo do Sínodo. A Igreja no Brasil pode esperar, ou melhor, o povo brasileiro pode esperar da Igreja um compromisso muito maior com a participação, com a comunhão e com a missão. Espero que todos ajudem e colaborem com este processo”.

O que Dom Mol espera dos meios de comunicação é o engajamento, pensado na igreja para que ela seja facilitadora da comunicação da missão maior: “evangelizar”.

Além do tema central, os bispos também vão aprofundar, durante a 59ª Assembleia Geral, seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia e para a Doutrina da Fé (CEPDF).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo