DIGNIDADE À VIDA

Comissões de Bioética da CNBB apontam avanço em resolução do CFM

A Comissão Especial de Bioética e a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB divulgou uma nota em atenção à Resolução nº 2378/2024, do Conselho Federal de Medicina

Da redação, com CNBB

A Comissão Especial de Bioética e a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgaram nesta sexta-feira, 5 de abril, uma nota em atenção à Resolução nº 2378/2024, do Conselho Federal de Medicina.

As comissões consideram a Resolução como um importante passo no reconhecimento e no respeito da dignidade e integralidade da vida no ventre materno em função de proibir “o desumano procedimento de assistolia fetal, mesmo nos casos em que a lei civil não pune a prática do aborto praticado por médico”.

A assistolia fetal, esclarece o documento, é um procedimento realizado através da injeção de drogas no coração do bebê para matá-lo antes de ser retirado do útero, independentemente de sua viabilidade extrauterina.

Confira, abaixo, a íntegra da nota assinada pelos bispos que presidem as duas Comissões da CNBB:

A Comissão Episcopal Vida e Família e a Comissão Especial de Bioética da CNBB, contrárias a abominável prática do aborto em qualquer etapa da gestação, no intuito de sempre defender a vida humana inocente, desde o momento da concepção, consideram que a Resolução 2378/2024 do Conselho Federal de Medicina, é um importante passo de reconhecimento e do respeito da dignidade e integralidade da vida no ventre materno.

Esta consideração decorre do fato desta Resolução proibir o desumano procedimento de assistolia fetal, mesmo nos casos em que a lei civil não pune a prática do aborto praticado por médico.

A assistolia fetal é um procedimento realizado através da injeção de drogas no coração do bebê para o matar antes de ser retirado do útero, independentemente de sua viabilidade extrauterina.

Por oportuno, cabe mais enfatizar que o aborto, em si, é algo intrinsecamente mal, pois é um assassinato de uma pessoa inocente, aliás, a mais inocente de todas.

Dom Bruno Elizeu Versari
Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família
Bispo de Campo Mourão – PR

Dom Reginei José Modolo
Presidente da Comissão Especial de Bioética
Bispo Auxiliar de Curitiba – PR

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo