Balanço do encontro

Movimentos eclesiais que atuam com famílias se reúnem em Brasília

Representantes de 13 movimentos estiveram presentes e puderam discutir sobre processos em curso na Igreja

Da Redação, com Portal Vida e Família 

Reunião dos movimentos eclesiais que atuam com famílias / Foto: Tomaz Alvez/CNPF

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar(CNPF) realizou no último sábado, 19, o encontro anual com os movimentos eclesiais. O evento foi sediado em Brasília (DF), como uma oportunidade para partilhar sobre iniciativas de evangelização presentes em cada grupo.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, apresentou, no início do encontro, uma reflexão sobre sinodalidade e pastoral familiar. Ele recordou o processo sinodal promovido pelo Papa Francisco na Igreja. O tema abordado foi “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Outro tema discutido foi sobre a catequese matrimonial. A temática foi abordada a partir da reprodução de uma palestra da secretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino.

Participação nas programações de 2022

A CNPF buscou motivar a participação dos movimentos nas atividades nacionais e internacionais ligadas à Pastoral Familiar. Neste ano, a Igreja do mundo inteiro é convidada a se envolver nas atividades do X Encontro Mundial das Famílias. O evento será realizado em Roma e em cada diocese durante o mês de junho.

No Brasil, os movimentos eclesiais também são motivados a estarem conectados ao Simpósio Nacional das Famílias, marcado para o dia 28 de maio, de forma virtual.  E com isso deverão enviar representantes para a Assembleia da Pastoral Familiar, no mês de agosto.

Riqueza partilhada

A última parte do encontro foi uma rodada de partilhas dos movimentos. Os representantes puderam falar sobre seus carismas e suas atividades de evangelização e eventos. Também sobre os desafios enfrentados, sobretudo por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Encontro de Casais com Cristo (ECC), por exemplo, conseguiu atingir mais de cinco mil casais em 2021, mesmo com as diversas restrições. O contexto da pandemia, inclusive, motiva uma reflexão sobre o formato dos encontros realizados.

A Renovação Carismática Católica (RCC) agradeceu a caminhada em conjunto com a Pastoral Familiar e ressaltou o serviço de evangelização, como um canal de graça.

A Comunidade Católica Shalom, em sua primeira participação no encontro, também partilhou as adaptações que foram promovidas neste tempo de pandemia e destacou o cuidado para com os pobres.

O Movimento Famílias Novas, dos Focolares, contou as várias iniciativas relacionadas às famílias, como um itinerário de aprofundamento da exortação Amoris Laetitia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo