Templo histórico

Arquidiocese do Rio celebra a reabertura da Matriz de São Cristóvão

Matriz de São Cristóvão é igreja histórica que remonta ao período colonial e estava fechada para restauração

Da Redação, com Arquidiocese do Rio 

O interior já reformado da Matriz de São Cristóvão / Foto: Paróquia São Cristóvão.

Na noite desta quarta-feira, 9, fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro celebraram a reabertura da Matriz de São Cristóvão na capital carioca.  A reabertura foi com a missa das 19h presidida pelo arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta. 

“É uma igreja que marca nossa arquidiocese e também um patrimônio histórico. Claro que alguns detalhes sempre faltam, mas o essencial foi feito”, comentou Dom Orani.

O arcebispo destacou que a igreja nasceu na época dos jesuítas e foi sendo embelezada por vários padres e párocos que por lá passaram. Tais processos resultaram na beleza que se tem hoje, uma beleza que pode impulsionar para o bem. “Através da beleza e de sua restauração, pode levar as pessoas a verem no belo uma inspiração para fazer o bem. E quando a pessoa tem no seu coração algo de bom ao ver o belo também sente extasiado e procurará fazer o bem também”, comentou.

“Por isso nós louvamos a Deus de poder ter justamente esta restauração, e restaurar um pouco dessa beleza de um templo que representa os templos de Deus que somos todos nós”, finalizou o arcebispo.

Sobre a Matriz de São Cristóvão

A antiga Igreja de São Cristóvão / Foto: Arquivo – Arquidiocese do Rio

A Matriz de São Cristóvão é uma igreja antiga, que remonta ao início do período colonial na história do Brasil. Ela estava fechada para o processo de restauração. Este foi, para a arquidiocese, um momento importante de valorização da história e preservação do patrimônio.

Outra grande reforma aconteceu entre 1898 e 1902. Em 1856, por Decreto Imperial, foi criada a Paróquia de São Cristóvão, desmembrada da Freguesia de São Francisco Xavier do Engenho Velho. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo