Evangelização

CNBB e Canção Nova promovem vídeos da Novena de Natal 2022

Vídeos já estão disponíveis nas redes sociais da CNBB e da Canção Nova; Proposta da novena é itinerário espiritual iluminado pelas reflexões do Ano Vocacional

Da redação, com CNBB

Foto: Wesley Almeida

Os vídeos da Novena de Natal 2022 já estão disponíveis nas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O material, preparado pela Edições CNBB, foi gravado pela TV Canção Nova e é conduzido pelo padre Bruno Antônio, missionário da Comunidade Canção Nova.

A partir do tema e do lema do 3º Ano Vocacional do Brasil – “Vocação: Graça e Missão”, cada encontro da Novena de Natal introduz em uma verdadeira catequese. “A cada dia, iremos colocar a Palavra de Deus, uma imagem de Nossa Senhora e uma vela em um espaço apropriado para oração. Também, a cada dia, acolheremos uma família, com muita alegria, para rezar junto conosco”, explica o padre no vídeo.

São nove vídeos que, junto com o livreto da Novena, disponível no site da Edições CNBB, propõem um itinerário espiritual.

“A partir da leitura e da oração comunitária, vamos sentindo o chamado de Deus como graça que nos impulsiona à missão, escutando as histórias de nossos irmãos e partilhando as graças que temos recebido. Tudo isso nos leva a perceber uma presença divina ao nosso lado, que faz o coração arder e os nossos pés se colocarem a caminho, juntos, para ir mais longe”, afirma o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm.

Dom João Francisco Salm exorta para que a oração dessa Novena de Natal seja ocasião forte e real de intensificar a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos: pessoal, família e comunitário, como resposta ao mandado de Jesus, expresso em Mateus e Lucas, de rezar por todas as vocações.

Orientações práticas da Novena

Como parte da programação do Ano Vocacional, é importante que o grupo da Novena convide, de modo especial, os adolescentes e jovens com suas famílias.

O ideal é que, a cada dia, o encontro da Novena seja em uma casa diferente e que todos possam combinar quando e quem vai acolher os encontros, de modo que possam ser preparados com antecedência.

No encontro da Novena, há quem anima os cantos, quem dirige, leitores 1, 2 e 3.

O ambiente do encontro precisa ser preparado previamente e os cantos devem ser escolhidos previamente e ensaiados com todos antes do início de cada encontro.

Ao final de casa encontro, pistas e ações concretas serão dadas nos âmbitos pessoal e comunitário para a vivência do que a Novena de Natal está refletindo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo