Todos os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Conferência propõe um texto de estudo para favorecer a educação bíblica
Da Redação, com CNBB
Desde a última segunda-feira, 9, até esta sexta-feira, 13, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza o Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia 2022. Os encontros estão acontecendo diariamente, às 19h30, com transmissão on-line pelo YouTube.
Em 2022, o livro escolhido é o de Josué. O lema bíblico é: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9).
A programação conta com a participação de professores que se dedicam ao estudo da Bíblia a partir da Teologia e da Literatura, são eles: Prof. Dr. Frei Ildo Perondi, Prof.ª Dra. Ir. Márcia Eloi Rodrigues, Prof. Dr. Matthias Grenzer, Prof. Dr. Claudio Vianney Malzoni e Prof. Dr. Altamir Celio de Andrade.
Nesta sexta-feira, 13, haverá uma conferência especial com o autor do texto-base para o Mês da Bíblia deste ano, Prof. Dr. Antonio Carlos Frizzo.
“Foi preciso selecionar aqueles capítulos com mais densidade e afinidade temática para animar a fé dos homens e mulheres que hoje contam com a Palavra da Escritura para crer que Deus sempre esteve próximo dos seus eleitos”, disse o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, Dom José Antônio Peruzzo.
O texto-base é dividido em duas partes e traz uma visão panorâmica do Livro de Josué e, na sequência, uma reflexão sobre quatro textos específicos neste mesmo livro. Sua proposta é, segundo o autor, padre Antônio Carlos Frizzo, aproximar a todos da jornada de Josué pela posse da terra prometida.
O Livro de Josué
O esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras é o tema principal do Livro de Josué. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa “O Senhor salva”.
O Senhor é uma divindade e nos tempos de Josué, aparece entre tantas outras divindades, presentes nos cultos das religiões politeístas dos povos vizinhos. Todo o sucesso dos grupos liderados por Josué na conquista e posse da terra está condicionado a realizar a Palavra do seu Deus, sem submeter-se também aos cultos estrangeiros.