Inauguração

Cidade da Bahia terá Capela e Memorial em homenagem a Santa Dulce

Inauguração dos espaços acontecerá na cidade de Castro Alves no próximo domingo, 27

Da redação

Irmã Dulce/ Foto: Obras Sociais Irmã Dulce – Arquivo

Irmã Dulce receberá uma bela homenagem na cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano, com a Capela e o Memorial Santa Dulce dos Pobres. Os espaços serão oficialmente inaugurados no próximo domingo (27), com uma Missa Solene, às 10h30, presidida pelo bispo da Diocese de Amargosa, Valdemir Ferreira. Devido à necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, a missa terá transmissão online pelas redes sociais da Paróquia de Castro Alves: YouTube (paroquiadecastroalves) e Facebook (@paroquiadecastroalves). A agenda festiva da nova capela já tem programação de missas diárias a partir de segunda-feira, 28, sempre às 19h, com transmissão pelos mesmos canais, até o dia 13 de outubro, para marcar as comemorações de um ano da canonização de Santa Dulce.

Construída numa elevação que coincidentemente leva o nome do santo de devoção do Anjo Bom, o Monte Santo Antônio, a Capela Santa Dulce, que tem capacidade para 200 pessoas, é aguardada com bastante expectativa pelos moradores de Castro Alves e regiões vizinhas desde o início da construção, há nove meses. Dentro da capela fica o novo memorial, que tem como uma das principais relíquias o antigo túmulo de Irmã Dulce, que abrigou o corpo da freira baiana por quase dez anos, em Salvador. O museu também conta com painéis com fotos e textos que narram a trajetória de amor e solidariedade da Mãe dos Pobres, desde a infância até a histórica canonização.

“A população está em clima de felicidade total e a expectativa é a melhor possível. Planejávamos uma festa grande para esse momento, reunindo milhares de pessoas, mas com a pandemia a grande festa ficará para o próximo ano, com um calendário festivo para comemorarmos em agosto o Dia da Santa Dulce dos Pobres”, comenta o gestor da capela, Fabiano Santos.

A Capela e o Memorial Santa Dulce dos Pobres são frutos da fé do engenheiro e empresário Ivan Leão, que idealizou o projeto e doou os recursos para a construção dos espaços. “Essa iniciativa é uma obra de fé, é a materialização da minha devoção por Santa Dulce”, diz emocionado Ivan, que é também conselheiro das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O empresário acredita que as edificações serão um grande atrativo para fortalecer o turismo religioso em Castro Alves e em todo o estado da Bahia. Ivan Leão também considera seu gesto uma forma de presentear a cidade de Castro Alves, local onde ele nasceu e que tem 26 mil habitantes, incluindo inúmeros devotos do Anjo Bom do Brasil. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo