EM MEMÓRIA

Estados Unidos celebram 19º aniversário dos 11 de setembro

Nesta sexta-feira, milhares de pessoas se reunirão para recordar as 3 mil vítimas dos atentados de 2001

Da redação, com Reuters

Nesta sexta-feira, 11, os norte-americanos lembram o 19º aniversário dos atentados contra o World Trade Center / Foto: Reprodução Reuters

Milhares de pessoas se reunirão em Nova York, Washington DC e Shanksville, no estado da Pensilvânia, nesta sexta-feira, 11, para lembrar as quase 3 mil mortes do momento em que os aviões sequestrados caíram no World Trade Center, no Pentágono e em um campo na Pensilvânia em 11 de setembro de 2001.

Na cidade de Nova York, uma cerimônia será organizada no Memorial do 11 de Setembro, onde todos se reúnem, como fazem anualmente desde o ataque, para a leitura dos nomes das vítimas dos ataques de 1993 e 2001 ao World Trade Center.

Os participantes também observarão um momento de silêncio em toda a cidade às 8h46 (horário local), momento em que o voo 11 da American Airlines colidiu com a Torre Norte, com uma segunda pausa às 9h03 quando o voo 175 da United Airlines atingiu a Torre Sul.

Outros momentos de silêncio serão organizados às 9h37, quando o vôo 77 da American Airlines atingiu o Pentágono; às 9h59, quando a Torre Sul caiu; às 10h03, quando o vôo 93 da United atingiu o solo perto de Shanksville, Pensilvânia; e às 10h28, quando a Torre Norte desabou.

Osama bin Laden e a Al Qaeda assumiram a responsabilidade pelos ataques suicidas e uma guerra liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão se seguiu nos anos seguintes.

As forças estadunidenses mataram Bin Laden em maio de 2011 em uma invasão surpresa em seu esconderijo em Abbottabad, no Paquistão, encerrando uma caçada de quase 10 anos ao líder da Al Qaeda.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo