ENCONTRO

CELAM: arcebispo de São Paulo comenta reunião com o Papa

Dom Odilo Scherer e demais membros do CELAM estiveram com o Santo Padre e discutiram temas relacionados aos rumos da Igreja na América Latina e no Caribe

Da redação
Colaboração de Lizia Costa

Dom Odilo Scherer / Foto: Arquivo Canção Nova

No sábado, 19, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, e demais membros da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) estiveram reunidos em audiência com o Papa Francisco, oportunidade em que apresentaram um relatório sobre a atividade pastoral deste braço da Igreja na América Latina e no Caribe.

“Foi mais de uma hora de diálogo”, explica o arcebispo. “Primeiro expusemos a ele como foi a assembleia e também aquilo que estabelecemos como propostas, que agora precisam ser traduzidas em novas práticas. O Papa ouviu com muita atenção o relato que fizemos, o trabalho da Assembleia, aquilo que foi levantado como novas questões da Igreja na América Latina e no Caribe”, detalha.

Dom Odilo classifica a Assembleia Sinodal, realizada em novembro passado, como uma “grande experiência em que tivemos participação efetiva de leigos, religiosos, diáconos, presbíteros que participaram da fase preparatória, que contou com mais de mil participantes”.

Em sintonia com o Papa

O arcebispo de São Paulo explicou ainda que os temas debatidos pelos membros do CELAM estão em consonância com o que o Pontífice pensa e vislumbra para a Igreja nos próximos anos. “O Papa está repropondo uma reflexão sobre o que é a Igreja”, detalha Dom Odilo. “A Igreja não é uma ONG, como o Papa disse muitas vezes. Nem um parlamento, em que alguns vencem e outros são derrotados. A Igreja é uma comunhão, uma comunidade de batizados. São todos filhos de Deus”, observa.

E todos, para Dom Odilo, têm parte nesta comunidade. “A primeira parte é a fé, a participação neste patrimônio espiritual, que tem mais de dois mil anos de história, com testemunhos de santos, mártires, dos grandes momentos da Igreja. É um patrimônio espiritual”, pondera.

Esta ida a Roma para os representantes do CELAM não foi importante apenas pelo encontro com o Sucessor de Pedro. “Encontramos os colaboradores mais imediatos do Papa, nas congregações, Pontifícios Conselhos, nos vários Dicastérios, especialmente aqueles que têm mais diretamente ligação com o trabalho do CELAM”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo