Evangelização digital

Celam analisa atividade digital da Igreja na América Latina e no Caribe

Estudo visa promover, de forma articulada, um movimento que incentive toda a Igreja na corrente da evangelização digital

Da redação, com Celam

Foto: Christina via Unsplash

De 4 a 8 de outubro, o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) vive uma série de encontros regionais com membros da comunicação de 22 Conferências Episcopais. Eles apresentam os resultados de um estudo, análise e reflexão denominado “Escuta ativa”.

Trata-se de um esforço da Secretaria-Geral do Celam, no qual uma equipe de especialistas utilizou ferramentas BIG DATA (metadados) a partir da escuta ativa de conceitos-chave nas redes sociais das 22 Conferências Episcopais e da área da Amazônia.

O intuito é obter informações verdadeiras que permitam identificar a posição da Igreja Católica.

Análise de redes sociais

O diretor do Centro de Comunicação do Celam, Oscar Elizalde, garantiu que, nestes dias, serão refletidos os caminho percorridos na escuta da Assembleia Eclesiástica. “O resultado desta pesquisa é um complemento à escuta que foi concluída e continua inerente a uma Igreja sinodal”, disse.

Neste estudo, explica o leigo colombiano, “as conversas nas redes sociais durante os meses de abril a setembro de 2020, em meio à pandemia Covid 19, foram analisadas nos seguintes conceitos: Igreja Católica, Católica (a), Pastoral ( pastoral), leigos e apostolado”.

Além disso, continua ele, “ouvir” as redes sociais ajuda a entender o que e onde se fala sobre determinada instituição, conceito, situação, acontecimento ou tema. Assim é possível buscar compreender melhor o público e os temas que aborda, com o intuito de desenvolver estratégias mais eficazes para se comunicar com ele e atender às suas necessidades.

“Esses conceitos não são exclusivos, mas são muito importantes, porque nos permitem saber o que se diz da Igreja Católica e saber se os conceitos são neutros, negativos ou positivos”, afirmou.

Um workshop de evangelização digital

Para tudo isso, segundo Elizalde, foi apresentado um resumo do relatório-geral da América Latina e um relatório de cada um dos países das 22 Conferências Episcopais que compõem o Celam, bem como para a Amazônia e uma visão de toda a América Latina”.

Cada um dos relatórios possui informações detalhadas com indicadores como: Sentimento das publicações (positivo, negativo ou neutro), Tendências e hashtags, Gatilhos de conteúdo, Comparação de sentimento com outras religiões, Características do público, Mapa de interesse dos tópicos de conversa.

Em última análise, estes encontros regionais são a oportunidade de proporcionar um espaço de escuta para as equipes de comunicação expressarem as suas dúvidas e necessidades, uma vez que “como entidade colegiada estamos ao serviço de cada uma das conferências”.

O leigo anunciou ainda que está sendo preparada uma oficina de Marketing Religioso, brevemente disponível para as equipes de comunicação das Conferências Episcopais, para acompanhar este estudo e promover na região, de forma articulada, um movimento que incentive toda a Igreja na corrente da evangelização digital.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo