Com sinagoga, igreja e mesquita, Casa da Família Abraâmica foi inspirada no Documento sobre a Fraternidade Humana
Da redação, com Vatican News
A Casa da Família Abraâmica está em construção em Abu Dhabi, capital do Emirados Árabes, e deve ser inaugurada em 2022. O complexo, que inclui uma sinagoga, uma igreja e uma mesquita, está com 20% da obra concluída. Quem informou foi o Comitê Superior da Fraternidade Humana (HCHF) em um comunicado oficial divulgado nesta terça-feira, 15.
O órgão, que também está supervisionando o projeto, ressaltou que a iniciativa é inspirada no documento de 2019 sobre a Fraternidade Humana. Construído na ilha Saadiyat em Abu Dhabi, o projeto está sendo seguido de perto pelo Papa Francisco e pelo Grão Imame de al-Azhar, Ahmed el-Tayyeb, que aprovou o projeto.
Acesse na íntegra
.: Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da paz mundial e da convivência comum
O projeto da Casa da Família Abraâmica, do arquiteto David Adjaye, expressa os valores comuns do judaísmo, do cristianismo e do islamismo. São três edifícios principais em um só lugar.
“Como tal, o complexo constrói pontes entre as civilizações humanas e as mensagens celestes”. Os nomes das três casas distintas são “Mesquita Imam al-Tayyeb”, “Igreja de São Francisco” e “Sinagoga Moisés Ben Maimon”.
Leia também
.: ONU declara 4 de fevereiro o Dia Internacional da Fraternidade Humana
Além dos três locais de culto, o complexo inclui um centro cultural. A proposta é encorajar a fraternidade humana e a solidariedade, prezando pelo respeito recíproco e a convivência pacífica. E isso preservando o caráter único de cada fé.