Parceria

Comitê da Fraternidade Humana e ACNUR: unidas em ações humanitárias

Parceria foi assinada na última terça-feira, 18; objetivo é garantir proteção e apoio aos refugiados e pessoas necessitadas

Da redação, com Vatican News

Migrantes e refugiados durante travessia no Mar Mediterrâneo / Foto: Laila Sieber – Sea Watch via Reuters

O Comitê Superior da Fraternidade Humana (HCHF) e a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), assinaram na última terça-feira, 18, uma parceria para desenvolver iniciativas humanitárias conjuntas.

O objetivo da união é garantir a proteção internacional e apoio aos refugiados e pessoas necessitadas.

A medida parte dos esforços do HCHF para a implementação dos princípios do Documento sobre a Fraternidade Humana. O texto foi assinado pelo Grão Imame de Al-Azhar Ahmed Al-Tayeb e pelo Papa Francisco, em fevereiro de 2019, em Abu-Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

O documento foi apoiado pelo Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, o príncipe herdeiro de Abu Dhabi e o padrinho da Fraternidade Humana.

Objetivo da parceria

A carta foi assinada pelo Secretário-Geral do Comitê, Mohamed Abdelsalam, e pelo Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi (escritório do ACNUR em Genebra).

O documento expressa o objetivo do HCHF e do ACNUR de encontrar maneiras de mobilizar recursos e desenvolver iniciativas a serviço de milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo. O objetivo inclui iniciativas filantrópicas e humanitárias do HCHF.

Leia também
.: ONU declara 4 de fevereiro o Dia Internacional da Fraternidade Humana

O Alto Comissário Grandi expressou sua gratidão ao Comitê Superior da Fraternidade Humana. Ele afirmou que “a mobilização de recursos, em particular de recursos humanitários, é muito importante para apoiar as atividades do ACNUR”.

Já o Secretário-Geral, o juiz Abdelsalam observou que, “o Documento sobre a Fraternidade Humana, do qual nasceu o Comitê Superior, menciona o cuidado dos refugiados”.

“O HCHF está pronto para apoiar o ACNUR, tendo como objetivo inicial a situação dos refugiados Rohingya, dado o grande incêndio que recentemente devastou os campos de refugiados Rohingya em Bangladesh”.

Situação dos refugiados

O juiz Abdelsalam assegurou que “o HCHF está profundamente preocupado com a situação dos refugiados em todo o mundo”.

Leia mais
.: Papa Francisco lamenta a morte de 130 migrantes no Mediterrâneo

O Alto Comissário Grandi concordou com a importância de ter uma iniciativa conjunta para ajudar os refugiados Rohingya e as comunidades anfitriãs. Ao mesmo tempo enfatizou a importância do Conselho Europeu de Líderes Religiosos (Religiões pela Paz).

O juiz Abdelsalam saudou a iniciativa. Os autores dela são líderes religiosos que representam várias tradições religiosas de todo o mundo. Ela visa gerar esforços que sejam colocados em sinergia a serviço da promoção da paz para os deslocados forçados e apátridas, em apoio do ACNUR, em nível global, regional e nacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo