Missão na Rússia

Cardeal Zuppi se encontra com o Patriarca Kirill em Moscou

Reunião aconteceu na sede do patriarcado como parte da agenda que o cardeal cumpriu na Rússia como representante do Papa Francisco

Da Redação, com Vatican News

Registro da reunião realizada nesta quinta-feira, 29 / Foto: Serviço de Imprensa do Patriarcado de Moscou via Reuters

O Cardeal Matteo Zuppi, enviado do Papa Francisco a Moscou em missão de paz em relação ao conflito na Ucrânia, encontrou-se nesta quinta-feira, 29, com o Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Kirill. O trabalho comum das igrejas para servir a causa da paz e da justiça esteve no centro do diálogo.

A reunião aconteceu na sede do patriarcado. Sentados a uma mesa, com a presença de tradutores, colaboradores do patriarca e do núncio Giovanni D’Aniello, eles falaram sobre a importância de que “todas as forças do mundo se unam para evitar um grande conflito armado”.

Palavras semelhantes às compartilhadas na videochamada de Kirill e do Papa Francisco em 16 de março de 2022, menos de um mês após o primeiro ataque em Kiev. Na ocasião, o Pontífice reiterou a importância de “unir” como pastores “em um esforço para ajudar a paz” e também que a Igreja não use “a linguagem da política, mas a linguagem de Jesus”.

Segundo as agências estatais russas, Kirill saudou o cardeal dizendo-se contente por sua chegada a Moscou. “Apreciamos que Sua Santidade o tenha enviado a Moscou. O senhor é o chefe de uma das maiores dioceses metropolitanas da Itália e é um famoso arcebispo, que está realizando um importante serviço para o seu povo”, disse o patriarca ortodoxo.

Diálogo

O encontro de hoje foi o primeiro do patriarca ortodoxo com um representante do Papa desde o início da guerra, depois de ter sido levantada a hipótese de um encontro entre ele e Francisco como aquele de Cuba em 2016, concluído com a assinatura de uma declaração conjunta.

O secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, à margem de um evento em Roma há alguns meses, afirmava: “Estamos em um momento difícil, devemos reconhecê-lo. Mas isso não significa que estamos no ponto zero ou que haja um gelo entre a Igreja ortodoxa russa e aquela católica. Canais existem e tentativas para dialogar existem”.

Em maio passado, o metropolita Antonij di Volokolamsk, presidente do Departamento para as relações eclesiásticas externas do patriarcado de Moscou, visitou Roma. Ele participou, na ocasião, da audiência geral e saudou o Papa. Também esteve com o prefeito do dicastério para as Igrejas Orientais, Dom Claudio Gugerotti. Em meados de junho, o metropolita voltou à Itália e teve um encontro com o fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi.

Missa na Catedral

Após o encontro no patriarcado de Moscou, o cardeal visitou a Catedral dedicada à Mãe de Deus, sede do bispo da arquidiocese metropolitana da Mãe de Deus em Moscou. Ali, celebrou uma solene concelebração e se encontrou com a comunidade católica.

Antes desses compromissos, Cardeal Zuppi havia se reunido com a comissária para os Direitos das Crianças, Maria Lvova-Belova. Amanhã, 30, o cardeal retorna a Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo