Homenagem

Papa Francisco recebe prêmio por iniciativas em prol da Ucrânia

Prêmio “Cinema for Peace” foi entregue ao Pontífice na tarde da terça-feira, 27, pelo escritor e produtor de origem eslovena, Jaka Bizilj

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: IPA/Sipa USA via Reuters

O Papa Francisco recebeu, na tarde da terça-feira, 27, na Casa Santa Marta, o prêmio honorário de Cinema for Peace. Ele foi entregue pelo escritor e produtor de origem eslovena, Jaka Bizilj. Ao explicar as razões pelas quais o Pontífice foi premiado, Bizilj afirmou que ele é um “verdadeiro homem de paz” e um “diplomata de Deus” que, “no silêncio”, bateu em todas as portas possíveis neste ano e meio de guerra na Ucrânia para “levar a liberdade ao povo”, para tentar “ajudar as pessoas, salvar as crianças, negociar para levar para casa os prisioneiros de guerra”.

Leia mais
.: Cardeal volta à Ucrânia: seguir ajudando sem se acostumar com a guerra
.: Ajuda enviada pelo Papa Francisco chega à Ucrânia

O escritor e produtor recordou que Francisco enviou ajuda e até ambulâncias ao país, que privilegiou a criação de corredores humanitários, e que, “no primeiro dia do ataque, se dirigiu à Embaixada da Rússia para contatar Putin numa tentativa de deter a guerra”.

Origem do Cinema for Peace

A honorificência é o reconhecimento da organização internacional de mesmo nome, criada após o ataque de 11 de setembro às Torres Gêmeas, com o objetivo de influenciar por meio de filmes a percepção e resolução dos desafios sociais, políticos e humanitários globais e de opor-se à guerra e ao terrorismo.

Em 2008, nasceu a Cinema for Peace Foundation, organização internacional sem fins lucrativos que promove a mudança e os valores por meio do cinema, falando das desigualdades e injustiças e, ao mesmo tempo, oferecendo esperança e soluções para um futuro melhor. Nos últimos anos, o Cinema for Peace tem apoiado uma série de causas importantes e filmes com atores e personalidades de Hollywood, como o Dalai Lama e Nelson Mandela.

Em memória das crianças mortas

Agora é o Papa quem recebe o prêmio. O motivo é o trabalho humanitário “singular” realizado pelo Bispo de Roma em favor das vítimas da guerra na Ucrânia, a começar pelas crianças. E o reconhecimento é dedicado a todas as “crianças mortas” no país do Leste Europeu.

Acima de tudo, explicou Bizilij ao Papa, o desejo é de fazer memória do menino de um ano que morreu em um ataque com mísseis russos em 8 de março de 2022. O pai, disse ele, participou, na terça-feira, da exibição na Universidade Europeia do documentário sobre a Ucrânia Freedom on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom, do diretor Evgeny Afineevsky. “Ele acredita que seus filhos estão agora no céu, em um mundo melhor”, disse Bizilj.

“Eu preciso que rezem por mim”

Uma esperança dada a ele pela fé cristã, mas também pelas constantes mensagens do Papa Francisco nestes meses de horror: “O senhor é o homem que deu esperança a tantas pessoas… É uma honra para nós poder lhe dar este prêmio, milhões de pessoas depositam tanta esperança no senhor e todos os pais que perderam seus filhos pensam que agora estão no paraíso. O senhor dá esperança e inspiração às pessoas”, disse o fundador do Cinema For Peace.

“Um verdadeiro diplomata de Deus – acrescentou. Pensamos que o senhor é o homem de paz mais importante do mundo, um exemplo não só para os cristãos, mas também para todas as pessoas do mundo”. “Thank you. Obrigado! É muito gentil de sua parte”, foi a resposta do Papa, que, como sempre, pediu para rezar por ele: “Pray for me…. preciso que rezem fortemente por mim”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo